Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Aguiar da Beira inaugura novo posto de turismo

Edifício recebeu nome Lencastre Bernardo em homenagem ao gesto nobre da família que doou o imóvel em prol do concelho

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira inaugurou o novo posto de turismo, cerimónia que fez parte do programa das comemorações do Dia da Liberdade pelo município. O edifício, situado no topo do Largo dos Monumentos da vila e que acolheu o nome Lencastre Bernardo em homenagem à benemerência da família aguiarense, que em tempos morou naquele imóvel e que agora o doou em prol do desenvolvimento do concelho, foi encetado pelo edil do município, Joaquim Bonifácio, e pelos beneméritos António e Paulo Lencastre Bernardo, na presença de familiares, demais autarcas concelhios e intervenientes na reabilitação do prédio.

“O 25 de abril representa também, de alguma maneira, aqueles que de forma desinteressada e desapegada não hesitam quando se trata de contribuir para o bem da população, tal como há 47 anos, e salvaguardadas as devidas diferenças, haverá sempre que assinalar e realçar gestos de altruísmo e de benemerência para com a comunidade. É por isso que, em nome de toda a população do concelho, tenho de agradecer à família Lencastre Bernardo, aqui representada por António Lencastre Bernardo e Paulo Alexandre Torres Lencastre Bernardo, a sua total disponibilidade para doar o edifício onde se instalou o posto de turismo de Aguiar da Beira, que hoje inaugurámos e colocámos à disposição dos aguiarenses e de todos os que nos visitam”, declarou o presidente da câmara.

“Após termos transformado o anterior posto de turismo em espaço coworking para jovens e empreendedores poderem iniciar a sua atividade económica, precisávamos de outro local com dignidade para o posto de turismo e esse local tinha que ser aqui junto aos monumentos, neste centro histórico. Assim questionei o Dr. Lencastre Bernardo se havia alguma viabilidade de nós recuperarmos precisamente o edifício dele e do seu sobrinho Paulo para instalarmos o posto de turismo”, começou por explicar Joaquim Bonifácio, acrescentando que “não só doaram a título gratuito a casa, como ainda disponibilizavam mais terreno contíguo ao edifício, se fosse necessário”. “Isto só foi possível, precisamente, porque estas pessoas amam o concelho e, por isso, a obra esta aqui à vista de todos”, sublinhou.

O executivo, por unanimidade, entendeu que, “além do nome a dar ao posto de turismo ‘Posto de Turismo Lencastre Bernardo’, também o nome do arruamento onde se situa o edifício, antes chamada Rua da Canga, deveria passar a chamar-se de Rua Lencastre Bernardo”, disse o autarca.

O novo Posto de Turismo de Aguiar da Beira, depois de ter estado a funcionar nos últimos três anos na biblioteca municipal, volta para a “sala de visitas” do concelho, num edifício em granito, reabilitado de acordo com o espaço envolvente e de forma simples, equipado com novas tecnologias, como uma mesa digital onde se pode descobrir de forma intuitiva os recursos do território e a prática da orientação desportiva.

A realização dos investimentos e adaptação do edifício ao posto de turismo de Aguiar da Beira “insere-se na estratégia do município de valorização e promoção do concelho através do turismo da natureza e da atividade desportiva. Pretendemos promover um turismo ativo e dinâmico, assente nos recursos patrimoniais, naturais, gastronómicos e nunca esquecendo os nossos atores locais, as nossas organizações e sobretudo as nossas gentes, que com a sua subtileza sabem bem receber quem nos visita”, explicou uma das técnicas do município para o turismo.

Este investimento foi inserido numa candidatura à Associação de Desenvolvimento do Dão no âmbito do programa renovação de aldeias e enquadrado no Programa de Desenvolvimento Rural 2020, o qual integra também outras ações, nomeadamente o mapeamento e sinalização de percursos turísticos e a criação de suporte de comunicação e promoção do concelho.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *