Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Aguiar da Beira prepara geminação com município francês Le Blanc-Mesnil

Autarquias já assinaram protocolo de amizade e cooperação e assembleia municipal votou favoravelmente à aproximação entre os dois municípios

Os municípios de Aguiar da Beira e o de Le Blanc-Mesnil, localizado no departamento de Seine-Saint-Denis (Paris), preparam uma geminação entre os dois territórios. Representantes das duas autarquias assinaram, a 16 de setembro último, um protocolo de cooperação e amizade, durante uma visita de uma comitiva francesa ao concelho aguiarense.

O protocolo de amizade e cooperação foi assinado pelo presidente aguiarense, Joaquim Bonifácio, e pelo prefeito de Le Blanc-Mesnil, Thierry Meignen, nos Paços do Concelho de Aguiar da Beira, na presença das duas comitivas autárquicas, que depois fizeram uma visita aos principais locais da vila e às freguesias do município.

O acordo, que visa uma futura geminação dos dois territórios, prevê, por exemplo, “empreender programas de cooperação tendo em vista o desenvolvimento mútuo na base dos interesses e opções de cada município”; “considerar a promoção de trocas económicas, culturais, desportivas, sociais, educativas e turísticas ou outras entre as populações dos dois municípios”; “criar uma comissão para o desenvolvimento das relações entre os municípios para a elaboração e condução da execução do plano de atividades”.

Segundo as autarquias, “a cooperação intermunicipal é um importante instrumento para a formalização de iniciativas de intercâmbio em diversos setores que importam à aproximação e à promoção dos territórios e das suas comunidades”.

A Assembleia Municipal de Aguiar da Beira, a 26 do mesmo mês, também se manifestou, votando por unanimidade a favor da proposta de geminação, tal como já tinha acontecido em reunião de câmara.

Este processo de geminação foi lançado pelo vereador do Município de Le Blanc-Mesnil, Jean Philippe Ranquet, também presente na referida assinatura protocolar, que se encontra a construir casa no concelho, mais propriamente em Coruche, aldeia que visita há muitos anos pela mão de amigos naturais daquele local a residir na localidade francesa. Por haver uma forte comunidade portuguesa e de descendentes, incluindo aguiarenses, a residir no município francês e uma afinidade ao nível cultural e desportivo, o mesmo responsável propôs então que fossem estabelecidos intercâmbios nos diversos domínios entre os dois territórios.

A cerimónia oficial da geminação entre os dois territórios está prevista para o início de dezembro em Le Blanc-Mesnil. Antes, na primeira quinzena deste mês de outubro, há uma visita da comitiva aguiarense à comuna francesa para conhecer o território e preparar o ato de “união”.

 

“Aquilo que nos une é a criação de relações fortes”

“Aquilo que nos une, para além dos emigrantes aguiarenses na vossa localidade, é a criação de relações fortes nos campos educacional, desportivo, turístico e empresarial. Se realmente conseguirmos isso, vai ser bom para os dois municípios”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira na cerimónia de receção ao homólogo francês e à sua comitiva nos Paços do Concelho, que precedeu à assinatura do protocolo de amizade e cooperação entre os dois territórios.

Joaquim Bonifácio disse saber que Le Blanc-Mesnil é um território com muitos aguiarenses, “de Coruche, Ponte do Abade, Souto e entre outras localidades, que não tiveram resposta em termos de trabalho aqui no seu concelho e procuraram essa localidade francesa”.

“Pelo conhecimento que tenho, dizem muito bem da vossa autarquia, que têm tido uma resposta e condições muito boas. Por isso, estão reunidas todas as condições e todos os condimentos para que seja uma ‘boa refeição’, porque para trabalharmos, temos de estar fortes, e todas estas ligações serão com certeza para bem de todos”, completou.

O edil reforçou a intenção da assinatura do ato de geminação e agradeceu a visita da comitiva francesa ao concelho aguiarense, desejando que pisem estas terras muitas mais vezes: “sinal de que todas as ações que vamos programar vão ter realmente resposta, para que essas populações que dependem de nós sejam realmente valorizadas”.

Thierry Meignen, que retribuiu o agradecimento pelo acolhimento “magnífico”, começou por elucidar a história da comunidade portuguesa com a vila de Le Blanc-Mesnil.

“Estou acostumado a dizer que a comunidade portuguesa construiu a vila pelas próprias mãos. Se na altura os portugueses trabalharam muito, o que pedíamos era também que participassem administrativamente e politicamente ao bom funcionamento da câmara. Nesse sentido, eu e o Jean Philippe Ranquet promovemos a criação de uma associação de portugueses. E, hoje, temos várias pessoas de origem portuguesa que estão representadas na câmara municipal, como o Jean Philippe que é o primeiro vice-presidente”, contou.

O prefeito francês situou ainda o seu município, que tem 56.400 habitantes e fica nos arredores de Paris, a menos de 15 minutos do centro, servido por duas autoestradas, comboio, metro e perto dos aeroportos de Paris – Le Bourget e do internacional Charles de Gaulle.

“Le Blanc-Mesnil é uma vila popular e particularmente operária, desenvolvida nos vários domínios, mas também conhecida pelo sucesso no desporto. São exemplo disso Madeleine Malonga, campeã do mundo de judo no último campeonato em Tóquio, onde houve ainda um atleta medalha de bronze; no futebol, temos um rapaz que todos vocês conhecem, que nasceu e cresceu na nossa vila, os seus pais também moram lá e o seu irmão trabalha na comuna, chama-se Rafael Guerreiro, defesa da seleção portuguesa de futebol”, acrescentou.

“Talvez um dia tenhamos oportunidade de fazer campeonatos desportivos e culturais entre as escolas dos dois municípios”, declarou Thierry Meignen, concluindo que “a geminação poderá criar, em alguns dos nossos habitantes, relações com este território, bem como a oportunidade de encontrarem e/ou aprofundarem as suas raízes aqui. Vamos trabalhar para o bem dos nossos municípios e reforço dos nossos laços”.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *