Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Candidaturas abertas ao prémio de acesso ao ensino superior

Estudantes aguiarenses que ingressem na faculdade este ano letivo têm até 15 de novembro para concorrer a apoio do Município de Aguiar da Beira

Encontram-se abertas, desde o dia 4 deste mês e até ao próximo 15 de novembro, as candidaturas para o Prémio de Acesso ao Ensino Superior, promovido pelo Município de Aguiar da Beira.

De acordo com o regulamento, o apoio será atribuído aos alunos que ingressem no ensino superior neste ano letivo de 2024-25, independentemente de residirem, ou não, no Concelho de Aguiar da Beira, tenham concluído o 10º, 11º e 12º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira; residam no concelho e não tenham concluído o ensino secundário no Agrupamento de Escolas, por falta de oferta na área formativa pretendida pelo aluno, devidamente comprovada, pelo estabelecimento escolar; residam no concelho e não tenham concluído o secundário no Agrupamento, por falta de oferta formativa pretendida pelo aluno (ensino recorrente), até duas disciplinas, devidamente comprovada pela escola (50% prémio), ou tenham 23 anos ou mais e que tenham frequentado o ensino recorrente, por motivos profissionais, devidamente comprovado pelas entidades competentes (50% prémio).

O prémio de acesso ao ensino superior é, ainda, concedido a todos os alunos que, preenchendo os requisitos previstos, nas duas primeiras situações anteriormente descritas, ingressem em cursos técnicos superiores profissionais, designadamente TeSP, independentemente de conferirem, ou não, graus académicos (100% prémio).

Os montantes a atribuir por cada prémio serão fixados por deliberação da autarquia, refere o regulamento, e que deverão situar-se como habitualmente nos 600 euros ou em menos 50% nos casos em que os alunos não tenham concluído o ensino secundário, no máximo, em quatro anos, salvo por motivos de força maior devidamente comprovados, ou, ainda, tenham 23 anos ou mais e tenham frequentado o ensino recorrente.

Os estudantes apenas terão de preencher a requisição, disponível em www.cm-aguiardabeira.pt, e entregar os documentos comprovativos na câmara municipal. Para mais informações devem dirigir-se ao Centro de Atendimento Municipal ou contactar através do número 232 689 107 e/ou e-mail: geral@cm-aguiardabeira.pt.

“Reconhecer e premiar o acesso ao ensino superior dos alunos que frequentam e concluem o ensino secundário em Aguiar da Beira, pugnando pela fixação de alunos e pela sustentabilidade da nossa escola pública”, são os objetivos do Prémio de Acesso ao Ensino Superior promovidos pela autarquia.

“A educação é um dos grandes pilares de ação da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e o investimento que temos vindo a fazer nesta área no concelho é muito forte e vai continuar a ser, o princípio de igualdade de oportunidades, bem como a promoção de maior qualidade na educação e na formação”, refere a entidade municipal.

Dos 47 alunos que concluíram o ensino secundário com sucesso no Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira, 42 entraram na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano. Apenas dois não conseguiram colocação, esperando os resultados da 2ª fase, e três decidiram não prosseguir os estudos na universidade.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *