Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Carapito apoia natalidade e adoção

Freguesia lança programa de incentivo com o objetivo de rejuvenescer e dar mais vida à aldeia

Com o atual contexto socioeconómico e com a preocupação crescente da diminuição da taxa de natalidade e do aumento do envelhecimento populacional, a Junta de Freguesia de Carapito criou um novo programa – “Rejuvenescer a Aldeia” – de forma a colmatar estas problemáticas.

A premissa fundamental foca-se no apoio à natalidade e à adoção, de forma a tentar reverter a tendência de despovoamento do interior. Para tal, foi criado um regulamento, onde consta um conjunto de medidas específicas, que visam criar maior atratividade e melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia.

O diploma, que foi aprovado por unanimidade em 29 de junho do presente ano, tem como condição principal de atribuição do apoio que as crianças, nascidas após a data de entrada em vigor do regulamento, pertençam a agregados familiares residentes e recenseados na freguesia de Carapito – no mínimo há 6 meses, à data do pedido.

António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Carapito, salienta que esta iniciativa tem uma dupla vantagem. “São dois objetivos importantes: por um lado, o fomento da natalidade e a adoção na freguesia, e, por outro, estimular a economia local. Pretende-se, assim, que todos juntos consigamos dar uma nova vida à aldeia, com mais vitalidade e dinamismo.”

O apoio efetua-se através da atribuição de um subsídio no valor de 600 euros, a pagar numa única prestação, e a ser utilizado no comércio local [que exerçam a sua atividade no concelho aguiarense].

“Claro que não é este montante que vai ser a decisão de um casal ter um filho ou não, mas é uma forma de reconhecer e tentar ajudar”, remata o também comandante dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira e coordenador da Proteção Civil Municipal.

O referido montante só pode ser concedido uma única vez, à mesma criança, e concretiza-se sob a forma de reembolso de despesas efetuadas na área do Concelho de Aguiar da Beira – “com a aquisição de bens e/ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento saudável e harmonioso da criança, nomeadamente, frequência em creche, consultas médicas, comprovativos de despesas de farmácia e/ou parafarmácia, artigos de higiene, puericultura, mobiliário, equipamento, alimentação infantil, vestuário, calçado, brinquedos em adequação com a idade da criança”, tal como consta no regulamento.

O apoio é requerido através de impresso próprio, cedido e entregue na Junta de Freguesia de Carapito.

Poderá consultar mais informações e a documentação necessária aqui.

 

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *