Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Casos de violência doméstica reduzem em Aguiar da Beira

Em 2019 registaram-se duas participações, ambas no género feminino

Foram dois os casos de violência doméstica, ambos sobre mulheres, que, este ano, a Guarda Nacional Republicana de Aguiar da Beira tomou ocorrência. Apesar de ser relevante, o número diminuiu relativamente a anos anteriores e está muito longe dos registos nacionais alarmantes.

Segundo fonte do posto da guarda local, entre 2013 e 2018, foram contabilizados 26 crimes de violência doméstica no Concelho de Aguiar da Beira. Os anos de 2016 e 2018 foram os mais agrestes, com 11 e 8 casos, respetivamente. “Altura em que a problemática social da violência doméstica e também da violência no namoro estiveram mais mediatizadas, facto que influenciou e motivou mais queixas”, explicou a mesma fonte.

Todas as queixas registadas foram apresentadas por mulheres contra homens – à exceção de uma (em 2016) em que foi o género masculino a sofrer de violência – e tratadas pelos tribunais, sendo que as vítimas tiveram o apoio do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas da GNR. Nas situações em que estavam envolvidas, direta ou indiretamente, menores, os casos foram participados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Aguiar da Beira.

A nível nacional o cenário é negro. De acordo com dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), nesses mesmos cinco anos, foram registados em Portugal mais de 100 mil crimes em contexto de violência doméstica e apoiadas mais de 43 mil pessoas, a maioria (86%) mulheres. E, só desde o início do ano, já morreram, no país, 33 vítimas de violência doméstica: 25 mulheres, sete homens e uma criança, revelou o governo, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, data assinalada a 25 do mês passado.

O combate à violência doméstica é uma das prioridades do governo, sendo considerado de absoluta prioridade para o Ministério da Administração Interna (MAI), que tem vindo “a reforçar as campanhas de sensibilização, a incrementar a coordenação entre todas as entidades, a aumentar a capacidade de resposta por parte das Forças de Segurança – nomeadamente através da aposta em ações de formação das mulheres e homens da GNR e da PSP para que estejam cada vez mais preparados para receber, enquadrar, tratar e acompanhar situações de violência doméstica –, melhorando ainda a rede de salas de atendimento às vítimas”, conforme divulgou em comunicado no dia da efeméride.

A violência doméstica abarca comportamentos utilizados num relacionamento, por uma das partes, sobretudo para controlar a outra, ou que inflijam sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos e/ou económicos. As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser do mesmo sexo ou não, viver juntas, separadas ou namorados.

 

“Portugal contra a violência”

Em Portugal e no mundo, todos os dias, inúmeras mulheres e raparigas são vítimas de algum tipo de violência. Para assinalar a efeméride do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o governo, através da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, lançou a campanha de sensibilização #PortugalContraAViolência.

A presente campanha pretende “desconstruir ditados populares, enfatizar a necessidade de rutura com preceitos culturais que continuam a justificar e legitimar o injustificável”, deixando às pessoas vítimas e testemunhas uma mensagem de que existem alternativas, que passam especificamente pelas respostas de apoio e proteção que constituem a rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica (RNAVVD).

Apesar dos poucos casos de violência doméstica no concelho, o Município de Aguiar da Beira também não deixou passar a data e de manifestar a sua preocupação, apelando, numa publicação no Facebook, à “reflexão sobre esta problemática social”, “à sensibilização da sociedade” e à “responsabilização de todos os cidadãos na denúncia, uma vez que se trata de um crime público”.

 

CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM AGUIAR DA BEIRA
2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
5 4 4 3 4 5 2 11 5 8 2

 

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *