Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Centro de triagem de Sátão recebe “casos suspeitos” de Aguiar da Beira

(em atualização) Área Dedicada para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19 instalada em Lamas vai acolher pessoas com suspeita de coronavírus do Concelho de Aguiar da Beira. Centro de saúde local passará a funcionar com horário reduzido durante fase de mitigação

A extensão do Centro de Saúde de Sátão, em Lamas de Ferreira de Aves, vai, a partir do início de abril, receber as pessoas que venham a contrair a doença infeciosa Covid-19 dos concelhos de Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva e Sátão. A medida encaixa-se nas novas normas indicadas pela Direção-Geral de Saúde para combater a fase de mitigação da pandemia coronavírus, que entra em vigor a partir desse mesmo dia.

De acordo com o coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Aguiar da Beira, “todos os casos suspeitos de doença respiratória aguda (tosse persistente ou agravamento de tosse habitual), ou dispneia/dificuldade respiratória, e/ou febre (temperatura ≥ 38.0ºC), que possam vir a surgir no nosso concelho passam a ser atendidos naquela unidade de saúde”.

O médico António Lacerda disse ainda que as pessoas com esses sintomas suspeitos da infeção coronavírus “devem, preferencialmente, ligar para a linha do SNS 24 (808 24 24 24)”.

Segundo o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, “o acesso para estas avaliações e nesta fase de Mitigação, com o decorrente do estado de emergência, também, se faz preferencialmente, através dos contactos telefónicos dos Centros de Saúde do Sátão, Vila Nova de Paiva e Aguiar da Beira, bem como de outros que vão ser divulgados às populações”.

O ACES Dão Lafões realça ainda que ” o acesso deve ser sempre após contacto telefónico para agendamento, se necessário, de um contacto personalizado ou com este ou outros contactos médicos será dada resposta às questões ou casos clínicos”.

A Área Dedicada para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19, instalada na Rua Marqueses de Ferreira, em Lamas, funciona todos os dias da semana entre as 14 e as 20 horas e está munida de todo o equipamento necessário, bem como de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, assistentes operacionais e profissionais com formação, e testes de validação da doença, para receber doentes de SARS- CoV-2.

Dos 14 municípios da região Viseu Dão Lafões apenas cinco têm centros de triagem para pessoas com suspeitas de Covid-19: Mangualde, Satão, Tondela, Viseu e Vouzela, sendo que cada um destes centros dará resposta aos concelhos vizinhos.

O centro de triagem de Mangualde vai apoiar aos concelhos de Penalva do Castelo e Nelas; Tondela dará resposta a Carregal do Sal e Santa Comba Dão; Castro Daire, Oliveira de Frades e São Pedro do Sul vão ser servidos pelo centro de triagem de Vouzela; o de Viseu apenas servirá utentes do próprio concelho; e, por último, como já referenciado, o centro de triagem do Sátão vai acolher utentes de Vila Nova de Paiva e Aguiar da Beira.

 

Extensão de Saúde Lamas
Distrito: Viseu
Concelho: Sátão
Freguesia: Ferreira de Aves
Morada: Rua Marqueses de Ferreira
Código postal: 3560-049 LAMAS
Telefone Geral: 232 665 102

 

Centro de Saúde de Aguiar da Beira com novo horário

Durante fase de mitigação unidade encerrará mais cedo nos dias úteis e estará fechada ao fim de semana

A partir de 26 de março, durante a fase de mitigação e até nova indicação, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Aguiar da Beira encerrará mais cedo nos dias úteis e estará fechado ao fim de semana.

O centro de saúde passará a funcionar apenas de segunda a sexta feira, entre as 8 e as 20 horas.

A ULS continua a manter os serviços de resposta às situações de doença aguda; consultas de saúde materna; consultas de saúde infantil até ao 1º ano de vida + vacinação; tratamentos de pensos e injeções; domicílios em situação de doença aguda.

Consultas para renovação de receituário e de baixas médicas e a avaliação de resultados de exames clínicos serão feitas de modo não presencial, devendo o utente contactar a unidade local de saúde através do telefone 232 689 090, ou do e-mail ucsp.abeira@arscentro.min-saude.pt.

Todas as outras consultas de vigilância – planeamento familiar, diabetes, hipertensão arterial e saúde infantil com mais de 1 ano -, bem como todas as consultas programadas, ficam sem efeito por tempo indeterminado.

A medida foi deliberada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e tomada no âmbito do plano de mitigação do novo coronavírus.

Caso se sinta doente ou tenha sintomas do Covid-19, deve ligar para a linha gratuita Saúde 24 (808 24 24 24), ou dirigir-se Área Dedicada para Avaliação e Tratamento de Doentes Covid-19, instalada na Rua Marqueses de Ferreira, em Lamas.

Para dúvidas sobre assistência a familiares, baixas e quarentena, deve ligar 300 502 502.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *