Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Município esclarece surto em lar de Aguiar da Beira

Evolução do surto tem sido acompanhada de perto por DGS, Delegado de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil, em estreita colaboração com os proprietários e direção da instituição

A Autarquia de Aguiar da Beira emitiu, hoje, 4 de dezembro, um comunicado a informar que foi detetado um surto do vírus SARS-COV2 numa instituição do concelho – na Casa de Repouso Partilhar Amizade -, facto que  avançámos no passado dia 2.

“Este surto afeta diversos utentes e funcionários que, por enquanto, se encontram na sua maioria sem sintomas. Seguindo as diretivas da Direção-Geral da Saúde (DGS), todos os utentes e colaboradores foram testados e os casos positivos detetados foram isolados em alas específicas, não estando assim em contacto com os utentes que testaram negativo. Do mesmo modo, todos os funcionários que testaram positivo se encontram em isolamento”, refere a nota informativa.

No mesmo documento, a câmara municipal garante que “a evolução do surto tem sido acompanhada de perto pelas Autoridades Competentes (DGS, Delegado de Saúde, Segurança Social e Proteção Civil) em estreita colaboração com os proprietários e direção da instituição, havendo um esforço da parte de todos para se compreender as cadeias de transmissão e trabalhar para a quebra das mesmas”.

“Para salvaguardar a boa manutenção das rotinas e cuidados prestados aos utentes, encontra-se a atuar uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) na instituição, e foi já efetuada a desinfeção do espaço por uma unidade da GNR, em colaboração com Bombeiros e Proteção Civil Municipal”.

O comunicado, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e da Proteção Civil Municipal, Joaquim Bonifácio, sublinha ainda que, “desde o início da pandemia Covid-19, o município se tem pautado por uma postura séria e rigorosa no tratamento de dados relacionados com o número de infetados e recuperados da doença, divulgando, apenas e só, as informações oficiais que a DGS, via ACES Dão Lafões , faz chegar a esta instituição”.

O edil acrescenta que, nos meses iniciais, “o relatório de situação Covid-19 da DGS era diariamente difundido. Após um significativo decréscimo do número de novos casos, nos meses subsequentes, por decisão da DGS, esse mesmo relatório passou a ser divulgado semanalmente ou pontualmente”.

“Estando perante um aumento significativo de novos casos, ao qual o concelho de Aguiar da Beira não está imune, contabilizando vários casos ativos nos últimos dias, importa, mais do que nunca, manter a serenidade, confiar nas instituições, cumprindo todas as normas, regras sanitárias e procedimentos que, desde a primeira hora, a DGS tem veiculado”, vinca Joaquim Bonifácio.

O Concelho de Aguiar da Beira registava, até à manhã de 2 de novembro, três casos ativos, contabilizando ao final da tarde de hoje 56, como anunciou a autarquia no seu relatório informativo. Desde o início da pandemia o município contabilizou 101 infeções pelo novo coronavírus , 45 pessoas recuperaram da doença.

Aguiar da Beira encontra-se, de acordo com o último boletim epidemiológico de 30 de novembro, em zona de risco moderado, com uma incidência de contágio de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, prevendo-se que passe para um concelho de risco elevado nos próximos dias, decisão que poderá ser anunciada amanhã, dia 5, na comunicação programada do primeiro ministro.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *