Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Rede de Apoio Local já resolveu 80 pedidos

Estrutura tenta minimizar impactos da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus e presta apoio nomeadamente às pessoas mais vulneráveis do Concelho de Aguiar da Beira

A Rede de Apoio Local (RAL) do Concelho de Aguiar da Beira já ajudou a resolver cerca de 80 pedidos de necessidades à população. O acesso a medicamentos e a bens de alimentares, ou o levantamento de reformas, o pagamento de serviços e o apoio psicológico, estão entre os pedidos mais solicitados.

Um resultado apenas possível pela “imprescindível colaboração e pelo acompanhamento a esta rede por parte dos 66 colaboradores da Academia de Voluntários Amigos (AVA) Aguiar no Coração e de todos os parceiros”, agradeceu o município numa publicação na sua página oficial de Facebook.

A rede de apoio, promovida pelo município, em coorganização com o CLDS 4G Aguiar no Coração e em parceria com as diferentes entidades institucionais e pessoas voluntárias do concelho, está em funcionamento desde 23 de março passado, afim de minimizar os efeitos provocados pelo vírus Covid-19.

De acordo com a autarquia, a estrutura tem “o objetivo de prevenir ou minimizar os impactos da crise nas pessoas, nas famílias, nas empresas e instituições, sobretudo, na população mais vulnerável: idosos (+65 anos), doentes crónicos e pessoas com deficiência ou incapacidade”.

A RAL “pretende informar e esclarecer a população; garantir acesso a bens essenciais, medicamentos e assistência na saúde e na doença; assegurar apoio social e psicológico e esclarecimentos à família e às empresas”, evitando a saída de casa, nomeadamente, das pessoas mais vulneráveis.

Poderão beneficiar dos apoios os idosos com “+65 anos, doentes crónicos, com deficiência ou incapacidade”, e/ou os cidadãos que “se encontrem a cumprir quarentena obrigatória ou voluntária e não disponha de rede familiar ou de vizinhança que possa ajudar”. Também, outras “pessoas que necessitem de esclarecimentos sobre apoios à família e às empresas” poderão aceder ao serviço.

O apoio poderá ser requisitado por telefone, email, ou através da junta de freguesia e/ou de um colaborador da Academia de Voluntários Amigos Aguiar no Coração da área de residência.

 

Proteja-se a si e aos outros!

Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde. Seja um agente de saúde pública!

#FiqueEmCasa

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *