Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Vacinação de idosos não institucionalizados arranca em Aguiar da Beira

Vacina contra Sars-Cov-2 começa a ser administrada, amanhã, 18 de fevereiro, às pessoas mais velhas e convocadas pelo centro de saúde

Os primeiros idosos não institucionalizados do Concelho de Aguiar da Beira a receber a vacina contra a Covid-19 serão aqueles com mais de 90 anos. Segundo fonte da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) local, serão 40 utentes vacinados nesta quinta e sexta feira no centro de saúde.

As restantes pessoas com mais de 80 anos deverão começar a ser chamadas para a próxima semana, devendo aguardar um contacto das autoridades de saúde, que deverá ser feito preferencialmente por telefone, sempre que haja informação do número de telemóvel do utente no sistema. Só depois serão chamadas as pessoas entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades associadas (doença coronária, insuficiência cardíaca ou renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica). Em qualquer dos casos as pessoas só deverão deslocar-se para tomar a vacina quando convocadas, apresentando-se no local e à hora marcada.

Mais de 700 pessoas do concelho destes grupos estão na lista de utentes a vacinar nesta fase, sendo que alguns deles institucionalizados em lares ou cuidados continuados já tomaram a vacina, estando o centro de saúde ainda em processo de seleção e agendamento.

Já quem testou positivo, será incluído na lista para vacinação depois de considerado elegível mas numa fase posterior, não sendo para já considerado prioritário.

Ainda de acordo com fonte da UCSP “as pessoas convocadas para tomar a vacina que tenham necessidade de transporte, o mesmo será articulado com a câmara municipal ou a respetiva junta de freguesia”.

A fase 1 da vacinação contra a Covid-19 no Município de Aguiar da Beira iniciou a 12 de janeiro passado nas estruturas de apoio social, com a administração da 1ª dose da vacina Pfizer/BioNTech a idosos e técnicos dos lares. A 2ª dose começou a ser inoculada no dia 2 deste mês. No total já foram vacinadas 525 pessoas no concelho, mas apenas 366 têm as duas doses.

 

Bombeiros já vacinados

21 Bombeiros voluntários de Aguiar da Beira já tomaram a vacina contra a Sars-Cov-2. Nesta fase tomaram a vacina apenas aqueles que pelo serviço estão mais expostos ao risco de contágio da Covid-19.

Na passada sexta feira, dia 12 de fevereiro, foram vacinados 10 e ontem, dia 16, mais 11. Os bombeiros do grupo 2, que não estão na primeira linha à pandemia, serão vacinados noutra fase ainda a anunciar pelas autoridades de saúde.

Desde dezembro passado, a corporação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira já realizou mais de uma centena de transportes de emergência Covid-19.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *