Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Vírus atinge lares da Santa Casa da Misericórdia e Centro Social Paroquial de Dornelas

33 Infetados na estrutura residencial de idosos de Dornelas e dois casos positivos no lar da Misericórdia de Aguiar da Beira

Duas funcionárias do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira testaram positivo à Covid-19. Amanhã serão efetuados novos testes de despistagem a diversos funcionários e utentes da instituição. Ainda de acordo com o comunicado do Município de Aguiar da Beira, emitido ao fim desta tarde, está ativo um surto de 33 infetados no Centro Social Paroquial de Dornelas (CSPD).

Segundo a nota de imprensa da autarquia, o surto no CSPD foi detetado “através de testes de despistagem efetuados” aos colaboradores da instituição, “confirmando-se que uma colaboradora da ERPI (lar antigo) se encontrava infetada com o vírus Sars-Cov-2”, tendo ainda “a instituição sido contactada pelo Hospital S. Teotónio – Viseu, de que uma utente do mesmo pólo, que havia dado entrada na urgência, se encontrava infetada com a Covid-19”.

“Foram já testados todos os utentes da ala onde se encontrava a utente e, até ver, há 29 utentes e quatro funcionários infetados, estando ainda a aguardar-se resultados de alguns testes. Tanto utentes como funcionários encontram-se já em isolamento, tendo sido os familiares informados pela instituição”, explica a publicação informativa.

Já foi também agendada uma desinfeção ao local, estando a instituição em estreita ligação com as autoridades de saúde pública e segurança social.

O boletim epidemiológico, lançado hoje pela autarquia, revela que o número total de pessoas infetadas no concelho é agora de 248, sendo que 71 casos estão ativos. Há, no entanto, 165 recuperados da doença e 12 vítimas mortais a lamentar.

O Município de Aguiar da Beira volta a estar, pela segunda vez, na lista de concelhos de risco extremamente elevado de contágio da Covid-19, apresentando um índice de incidência de mais de 960 casos por 100 mil habitantes, e a situação regional é muito preocupante, com os hospitais de Viseu e Guarda no limite das capacidades.

A classificação dos concelhos pelos quatro escalões de risco epidemiológico foi atualizada ontem pelo governo, que anunciou também o oitavo estado de emergência, decretado pelo Presidente da República, e que vai estar em vigor entre as 00h00 do dia 8 de janeiro e as 23h59 do dia 15 de janeiro e, entre outras medidas, proíbe a circulação entre concelhos no fim de semana e impõe o recolher obrigatório após as 13 horas neste fim de semana de 9 e 10.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *