Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Encontradas quatro novas espécies de cogumelos para a ciência

Descoberta aconteceu no IV Encontro da Sociedade Ibérica de Micologia em Aguiar da Beira

Aguiar da Beira acolheu, de 20 a 24 de novembro, o IV Encontro da Sociedade Ibérica de Micologia. A iniciativa, que teve o apoio logístico do Gabinete de Micologia do município aguiarense e que se realizou pela primeira vez em Portugal, reuniu especialistas micológicos e apreciadores de cogumelos. Segundo o testemunho de alguns participantes, este terá sido o melhor encontro da sociedade realizado até agora.

“Participaram 25 micologistas (20 espanhóis e 5 portugueses), de cujo trabalho de campo, realizado na região de Aguiar da Beira e nas localidades próximas das Penhas Douradas e do Sabugal, resultaram mais de 500 registos de fungos, tendo sido inventariadas mais de 300 espécies diferentes. De destacar que foram encontradas quatro espécies novas para a ciência, que serão objeto de futuro estudo para a sua descrição”, contou João Batista Ferreira, representante da sociedade em Portugal.

A unidade hoteleira da Quinta de Santo Estêvão foi o local de acolhimento e onde foram instaladas as salas de trabalho e realizadas as reuniões de laboratório.

A Sociedade Ibérica de Micologia, criada em 2018, tem por finalidade promover a ligação entre micologistas na área geográfica da Península Ibérica e territórios do Mediterrâneo e do Atlântico pertencentes a Espanha e Portugal, sendo seus principais objetivos, na área geográfica correspondente, reunir as múltiplas fontes de informação micológica, promover o conhecimento micológico através da organização de campanhas de amostragem, organizar um catálogo de fungos ibéricos e chaves de identificação e monografias que sintetizem o conhecimento atual, bem como promover a elaboração de listas vermelhas de fungos, atuando como interlocutores junto da administração pública relativamente à colheita e conservação de fungos.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *