Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Festa do Pastor e do Queijo a 1 de março

Mostra de queijo e animais ovinos e caprinos Serra da Estrela expõe qualidade da pastorícia do Concelho de Aguiar da Beira e conta atrair centenas de visitantes ao Mosteiro – Pena Verde. Ministra da Agricultura é presença do governo confirmada

A 7ª edição da Festa do Pastor e do Queijo realiza-se no primeiro domingo de março, dia 1, em Mosteiro, Freguesia de Pena Verde. O certame é organizado pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira em parceria com a Junta de Freguesia de Pena Verde e pretende homenagear o trabalho dos pastores e das queijeiras e a qualidade da pastorícia do Concelho de Aguiar da Beira.

São esperados centenas de visitantes neste evento festivo para comprovar a qualidade do queijo e dos produtos de Denominação de Origem Produzida (DOP) Serra da Estrela produzidos no município aguiarense.

Presença confirmada é a da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, que pela primeira vez visita oficialmente o evento e o concelho para se inteirar da realidade do setor no território.

A governante, que deve fazer-se acompanhar pelos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo da Guarda, será recebida pelo presidente Joaquim Bonifácio e restantes autarcas do município.

A mostra tem início pelas 9h30 com uma arruada pelo grupo local de concertinas “Clave de Sol”, seguindo-se depois a receção às entidades oficiais e a visita à exposição de gado. A prova de queijo, um dos momentos altos do dia, está agendada para as 11H30, com o grupo de concertinas “Clave de Sol” a atuar logo de seguida.

A qualidade do queijo e dos produtos de Denominação de Origem Produzida (DOP) Serra da Estrela, produzidos no concelho aguiarense, vão estar à “prova” de centenas de visitantes que são esperados neste evento festivo e de homenagem à atividade pastorícia.

Após o almoço convívio com gastronomia tipicamente beirã, é a vez do município aguiarense distinguir os pastores e as queijeiras do concelho e entregar os prémios do concurso de ovinos e caprinos.

A tarde festiva prossegue com o grupo de música popular portuguesa “Toka & Dança”.

Aguiar da Beira é um dos 18 municípios da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela, juntamente com Arganil, Carregal do Sal, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu. Das 10 freguesias do Concelho de Aguiar da Beira, apenas sete fazem parte da área geográfica definida, são elas: Carapito, Cortiçada, Dornelas, Eirado, Forninhos, Pena Verde e a localidade de Valverde (da União de Freguesias de Souto e Valverde).

 

Exposição e concurso de ovinos e caprinos

A exposição de animais ovinos e caprinos serranos é outra das atrações da Festa do Pastor e do Queijo. A iniciativa organizada pela Autarquia de Aguiar da Beira tem o objetivo principal de incentivar e premiar os produtores de gado de raça bordaleira e serrana, com prémios monetários significativos em seis categorias.

No melhor grupo de ovelhas, melhor grupo de malatas, melhor malato e melhor carneiro, os primeiros três concorrentes classificados recebem, respetivamente, o valor de 125, 100 e 75 euros. Os prémios para o melhor bode e para as melhores cabras serranas são ligeiramente mais baixos. O valor atribuído aos vencedores dos três primeiros lugares é de 100, 75 e 50 euros.

Os concorrentes recebem ainda um prémio de presença no valor de 50 euros.

O concurso de ovinos e caprinos é reservado a animais de raças DOC Serra da Estrela – bordaleira, mondegueira e germelista -, provenientes de explorações com o estatuto oficial de indemnes de Brucelose, e serrana, com o objetivo de incentivar essa produção típica. A organização conta com a colaboração do veterinário municipal e de técnicos da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DSAVR) do Centro.

As inscrições para a exposição e concurso poderão ser realizadas na Câmara Municipal ou nos dias de feira quinzenal do Mosteiro – Pena Verde.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *