Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Peregrinos rumam a Fátima

Dezenas de aguiarenses caminharam e pedalaram até ao santuário

O Santuário de Fátima recebeu, durante o mês de maio, especialmente para as celebrações das aparições de Nossa Senhora de Fátima, do dia 13, milhares de pessoas de todo o país e até do estrangeiro. De Aguiar da Beira partiram, a pé de bicicleta, algumas dezenas de peregrinos.

Foi a 26ª vez em 25 anos que João Gonçalves, residente em Aguiar da Beira, partiu a pé rumo a Fátima. Com ele foi, como habitualmente há 19 anos, Vítor Gonçalves, natural de Coja. Os dois caminharam durante quatro dias, no total cerca de 240 km, para no dia 12 estarem presentes no santuário afim de cumprir a romaria de joelhos e participarem na procissão das velas, bem como, no dia seguinte, no adeus a Nossa Senhora.

Uma caminhada e momentos de espírito de sacrifício “pela fé em Nossa Senhora de Fátima”. “Caminhámos várias horas por dia em condições climatéricas adversas. Dormirmos em pensões e associações que prestam apoio aos peregrinos. Descansámos e comemos em locais públicos, e tivemos apoio e a assistência de amigos!, recordou João.

Ainda a pé e com o mesmo foco arrancou, da localidade do Barracão, um grupo de cinco pessoas, todas elas do concelho. Uma experiência que repetem já há alguns anos, pela devoção a Fátima.

Como tem sido de tradição, também há vários peregrinos do Município de Aguiar da Beira que fazem o “percurso da fé” em bicicleta. São exemplo disso os elementos da associação Aguiar Bike que, no último fim de semana de maio, fizeram o trajeto com grande espírito de companheirismo. Foram 13 os ciclistas que pedalaram até Fátima num percurso dividido em duas etapas: a primeira num longo dia de 170 km, com chegada a Pombal, onde pernoitaram; a segunda, mais curta, de 45 km, com chegada ao santuário.

De bicicleta foi ainda, no fim de semana de 1 e 2 deste mês, outro grupo de amigos, que partiu da Ponte do Abade. Uma viagem que realizam, também, há alguns anos seguidos.

 

SAIBA MAIS

1916

Foi o ano em que surgiram as Aparições do Anjo. Em 1917, nos dias 13 dos meses de maio, julho, julho, setembro e outubro, acontecem as Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.

Morte dos Pastorinhos

A 4 de abril de 1919, morreu o vidente Francisco Marto. Um ano depois, a 20 de fevereiro de 1920, faleceu Jacinta Marto. A vidente Lúcia Marto, morreu em 2005, em Coimbra, aos 97 anos.

Histórica Capela de Nossa Senhora de Fátima em Coruche

A capela de Nossa Senhora de Fátima, em Coruche, foi, depois da Capelinha das Aparições na Cova da Iri, a primeira a ser construída em Portugal Continental. Inaugurada a 13 de maio de 1928, desde essa data se iniciou uma enorme devoção desta freguesia a Fátima. Representa, até aos dias de hoje, um fenómeno de identidade espiritual e cultural da comunidade e de ligação afetiva dos emigrantes, desta localidade em particular, às suas origens.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *