Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Inteligência emocional como caminho para sucesso escolar

Conceito foi apresentado através do lançamento do livro “A Maria dos Mochinhos na Aventura das Emoções”

“Desde os anos 90 que o conceito de Inteligência Emocional (IE) tem vindo a ser valorizado e considerado peça fulcros para o sucesso”, começou por referir Sandra Costa na sessão de apresentação do seu livro “A Maria dos Mochinhos na Aventura das Emoções”, no dia 17 do anterior mês, na Biblioteca Municipal de Aguiar da Beira. “A investigação científica nesta área mostra que a IE é um componente fundamental ao sucesso interpessoal (relação comigo) e interpessoal (relação com o outro). Assim, podemos concluir que ter habilidades da IE desenvolvidas corresponde a uma boa saúde mental e maior atenção sobre o que “eu sinto” (as minhas emoções)”, disse a autora.

“A Maria dos Mochinhos na Aventura das Emoções” explora seis emoções básicas: alegria, medo, raiva, tristeza e surpresa. A obra pertence ao Kit Missão Emoção II, composto por dois jogos e uma atividade para trabalhar as seis emoções básicas em conjunto com o manual.

A personagem Maria dos Mochinhos é uma criança com oito anos de idade que tem vários amigos que decidem entrar na aventura das emoções. Ao longo da obra passa por várias situações, tais como o primeiro dia de escola, a vivência do recreio, a sala de aula, o momento de receber a avaliação de um teste, a partilha de emoções com os pais, entre outros, que despontam os seis tipos de emoções básicas.

“O objetivo é, num primeiro momento, apresentar a situação que cria a emoção e, num segundo momento, haver a explicação da consequência física da emoção. Pretende-se que a criança entenda o que originou a emoção e que identifique como o corpo reagiu e que possíveis pensamentos a Maria dos Mochinhos e os seus colegas desenvolveram. Cada emoção é descrita por um Mocinho com a sua respetiva cor e personalidade”, explicou Sandra Costa.

Este projeto surge “numa era cada vez mais competitiva em que a eficiência, a liderança e a criatividade marcam a diferença devido aos avanços tecnológicos, denota-se necessário que haja uma aposta nos programas e materiais de gestão emocional ao nível intra e interpessoal”, afirmou.

A apresentação do livro foi promovida pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Aguiar da Beira, que pretendeu dar a conhecer “esta obra que pode ser um excelente instrumento de trabalho para a técnicos de saúde e/ou educação, bem como pais e encarregados de educação de crianças entre os 5 e os 11 anos de idade”.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *