Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Inaugurada rotunda dedicada à Orientação

Cerimónia coincidiu com o encerramento do Campeonato Mundial de Júniores da modalidade.

No dia 6 de novembro, pelas 14h30, foi inaugurada a rotunda da “Lapa”, que assinala Aguiar da Beira como a “Capital da Orientação”.

Coincidindo com o fim do Campeonato Mundial de Juniores de Orientação, a infraestrutura localizada num dos acessos principais da parte norte da vila, simboliza a modalidade que está em crescendo no município. Homenageia, assim, “todos os atletas, seleções, entidades e associações organizativas da modalidade, que em muito têm contribuído para o desenvolvimento económico local e da região. Houve quem dissesse que ficava bem aqui um castelo, que fosse alusiva à emigração, ou a outras atividades do concelho. Tudo isto eram sugestões e pretensões que tinham a sua dignidade, mas pareceu-nos que fazia sentido a orientação, por tudo o que se passou e desenvolveu este ano, com uma grande alavancagem concelhia e até regional. Entendemos que ficaria bem aqui um motivo que perpetuasse no tempo aquilo que é esta modalidade, e será um motivo que enobrece o Concelho de Aguiar da Beira e as pessoas. Esperemos que perdure no tempo. Só temos a ganhar com isso. E queremos desenvolver a modalidade. Obviamente, que é um projeto que já vem de trás, que este ano se intensificou muito, e que tem sempre um incremento importante na nossa terra”, afirmou Virgílio Cunha, presidente da câmara municipal aguiarense, na abertura dos discursos.

Por outro lado, Fernando Ruas, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), foi um dos convidados políticos que marcou presença e aproveitou para enaltecer o que está a ser desenvolvido pelo município. “Tenho imenso orgulho em vir aqui, até porque já é sabido que tenho especial gosto por rotundas. É importante deitar a mão a tudo o que seja passível de alavancar a economia do concelho. Portugal não é só as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Temos que ter aqui alguma projeção produtiva. O nosso trabalho está a ser feito e, notoriamente, a autarquia está a fazer aquilo que lhe compete”, afirmou o também presidente do Município de Viseu.

Já Teresa Alves, representante da Federação Portuguesa de Orientação, mostrou-se honrada e deixou umas palavras de reconhecimento. “Agradecer a relevância dada a esta modalidade, com a importância do evento desportivo que está a acontecer aqui, que é enorme. São os primeiros a organizar um campeonato do mundo em duas partes, a parte de verão e agora esta parte de floresta. É com muito gosto que me vejo aqui. Muito obrigada”.

Marcaram também presença a deputada do Partido Socialista pelo círculo da Guarda, Cristina Sousa, o presidente e alguns deputados da Assembleia Municipal de Aguiar da Beira, os vereadores e alguns funcionários da autarquia, Bombeiros Voluntários, GNR e demais personalidades da população, nesta obra que ascendeu os 55,5 mil euros.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *