“IR e VIR” transportou cerca de 400 pessoas em Aguiar da Beira
Serviço de transporte a pedido da CIMVDL está a funcionar no concelho há três anos. Na região Viseu Dão Lafões já foi utilizado por 30 mil passageiros
Desde julho de 2022 até agosto deste ano, cerca de quatro centenas de passageiros do Concelho de Aguiar da Beira utilizaram o serviço de transporte flexível “IR e VIR”, segundo a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL).
Recorde-se que o “IR e VIR”, criado pela CIMVDL, é um serviço de transporte a pedido que possibilita aos habitantes da região Viseu Dão Lafões deslocarem-se de táxi, de forma cómoda e rápida e pelo preço de um simples bilhete de autocarro, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de Serviço Público de Transporte de Passageiros.
“O serviço beneficia, em especial, a população de áreas remotas e é, também, muito relevante no verão, quando há uma redução do serviço habitual de transportes públicos. Desde o início do serviço, este foi já utilizado por cerca de 30 mil passageiros”, informa a comunidade intermunicipal.
A iniciativa tem vindo a aumentar o seu âmbito e envolve atualmente quase 100 táxis na região. No município aguiarense são cinco os táxis integrados neste serviço, que parece ainda não ser do conhecimento geral da população.
A CIMVDL refere que “a adesão vai variando conforme as necessidades de transporte dos cidadãos de cada concelho, sendo conjugada com a oferta de serviço público de transporte de passageiros regular”.
A primeira fase do “IR e VIR” foi lançada a 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que ligou às sedes dos concelhos as localidades sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários: Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela.
A proposta de mobilidade passou a estar disponível também, a partir de 18 de julho de 2022, nos municípios de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva e Viseu.
Esta segunda fase, mais completa, arrancou ainda com duas novas modalidades de transporte: o “Serviço Intermunicipal”, que liga entre si as sedes dos municípios onde não existam outras ligações públicas, e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta.
Os serviços “Municipal” e “Intermunicipal” passaram a estar disponíveis em todos os concelhos da CIMVDL, à exceção de Viseu, enquanto o Serviço de Comboio está disponível em todos os municípios, garantindo a cobertura de transporte público de passageiros por via ferroviária em 850 localidades do território.
Como funciona o serviço “IR e VIR”?
O serviço “IR e VIR” está disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários: dois de ida e dois de volta.
O serviço é realizado por táxis, devidamente identificados por um dístico próprio. O preço do transporte (pago ao taxista no início da viagem) é igual àquele que o utente pagaria num autocarro para percorrer a mesma distância. Os preços situam-se entre os 0,80€, para a distância até 2 km, e os 5,80€, no caso de 121 a 130 km.
Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, os táxis só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada, o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR“, e aguardar pelo táxi.
É possível ativar o “IR e VIR” em qualquer dia útil, mediante reserva efetuada até às 12 horas do dia útil anterior à viagem, através do número de telefone gratuito 800 10 20 30. O centro de atendimento garante a reserva da viagem e esclarece qualquer dúvida. Toda a informação relativa ao serviço está disponível neste mesmo número, todos os dias úteis das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
IR e VIR reconhecido pela União Europeia como boa prática de mobilidade
O serviço de transporte a pedido, implementado pela CIMVDL, foi destacado pela União Europeia como um exemplo de boas práticas de mobilidade regional.
O reconhecimento do “IR e VIR” aconteceu por parte do projeto europeu EMBRACER – Interligando a Mobilidade Entre Cidades e Subúrbios Europeus, financiado pelo programa INTERREG Europe. Na publicação em que elogia o projeto da CIMVDL (e que pode ser consultada na íntegra em https://bit.ly/3TrwlkP), o INTERREG Europe destaca que “a experiência do serviço IR e VIR evidencia os benefícios para a população e para os condutores de táxi” que aderiram e sublinha que “a iniciativa pode ser replicada em outras regiões”.
Para Nuno Martinho, secretário executivo da CIMVDL, “a distinção por parte do programa INTERREG Europe é o reconhecimento, ao mais alto nível, de que o IR e VIR é um contributo muito importante para melhorar o paradigma da mobilidade na nossa região”.
“Viagem a viagem, este serviço está a aproximar as pessoas de Viseu Dão Lafões. Quem não dispõe de transporte próprio, quem vive em zonas mais afastadas, pode agora deslocar-se de uma forma fácil e confortável. A grande adesão que o serviço tem registado é a evidência de que é uma solução prática e inclusiva, a um preço justo, para a nossa população, sendo mais do que um projeto de mobilidade é um projeto de coesão social e territorial”, salienta.
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