Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

JWOC histórico: Epopeia chega ao fim

Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação regressou a Aguiar da Beira no primeiro fim de semana de novembro para apurar campeões nas provas de floresta.

O Município de Aguiar da Beira recebeu a segunda parte e final do Campeonato de Juniores de Orientação – JWOC (Junior World Orienteering Championship), que decorreu de 4 a 6 de novembro.

Segundo a organização, na competição estiveram presentes 32 seleções (só menos cinco países – África do Sul, Croácia, Lituânia, Sérvia e Turquia – que em julho) e 245 atletas, contando ainda com 58 treinadores e centenas de participantes no JWOC Tour – evento especialmente idealizado para os amantes da modalidade – que lhes proporcionou treinar nos mesmos terrenos das provas oficiais e seguirem de perto a competição mundial.

Apesar do cancelamento das provas de floresta em julho [devido ao elevado risco de incêndio, em que apenas se concretizaram as de circuito urbano] e as alterações efetuadas ao programa inicial, os organizadores, o Ori-Estarreja e o Município de Aguiar da Beira continuaram comprometidos em organizar um dos melhores campeonatos de orientação pedestre de sempre.

Para diferenciar a competição, esta segunda parte do evento teve o nome de “Forest JWOC 2022” e apurou os campeões nas distâncias média, longa e estafetas, nos escalões feminino (W20) e masculino (M20), com a participação apenas dos atletas nascidos a partir de 2002, e que representam a Federação Nacional de Orientação dos seus países.

As freguesias de Pinheiro (Quinta das Lameiras) e Carapito foram os palcos para a realização destas provas do JWOC. Na sexta feira e no sábado (4 e 5 de novembro) decorreram, respetivamente, as provas de distância média e estafetas, na Quinta das Lameiras. Para domingo (dia 6) ficou reservada a prova de distância longa, que decorreu entre a freguesia de Eirado e Carapito.

No próximo ano, este acontecimento desportivo será realizado na Roménia, no verão.

 

Vencedores das etapas do Forest JWOC: Suécia dominadora

Quanto às etapas, a Suécia foi a seleção que dominou as provas de floresta.

Logo no primeiro dia da competição (4 de novembro), os dois primeiros lugares do pódio foram ocupados por duas atletas suecas – Hanna Lundberg e Elsa Sonesson – que levaram a melhor na distância média. Já no escalão masculino, o também sueco Edvin Nilsson conseguiu um destacado 2.º lugar, tendo sido apenas ultrapassado por Zoltan Bujdoso, da Hungria, que levou a melhor.

No dia seguinte (5 de novembro), na prova de estafetas, a Suécia não deixou margem para dúvidas e foi, inequivocamente, a grande vencedora nas seleções, tanto no escalão feminino como no masculino.

No último dia de prova (6 de novembro), a longa distância contou com mais uma esmagadora vitória da seleção sueca. No feminino, Hanna Lundberg voltou a sair vitoriosa, à semelhança do que acontecera na distância média, e o pódio contou com mais duas colegas de equipa, na 4.ª e 5.ª posição. Quanto ao escalão masculino foi a vez do seu conterrâneo Noel Braun festejar o feito, ficando à frente de Kornelius Lovfald da Noruega e Touko Seppa da Finlândia.

 

“Foi o melhor Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação da história!”

“As provas de floresta correram extremamente bem. Conseguimos alcançar tudo o que nos propusemos a alcançar. Terrenos de altíssima qualidade, percursos muito bem planeados, competição justa, criar um ambiente único nas arenas de prova envolver a comunidade local e transmissão televisiva de alta qualidade”, começou por analisar Rafael Miguel. O diretor o evento afirmou ter sido mesmo “uma organização ao nível dos melhores eventos internacionais. Opinião unânime de quem nos visitou e de quem assistiu às transmissões televisivas além-fronteiras. Mesmo com o percalço de termos organizado o evento em duas partes, penso que podemos afirmar com segurança: o JWOC 2022, organizado em Aguiar da Beira, Portugal, foi o melhor Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação da história!”, deixou claro.

“Apenas graças ao enorme apoio do município foi possível organizar as provas de novembro com tudo o que tínhamos planeado em julho, em particular no que toca às infraestruturas das arenas (tendas, palco, vídeo-led, som) e à transmissão televisiva, que representaram os maiores custos nesta edição de floresta”, sublinhou o responsável da competição.

E acrescentou ainda: “Todos os envolvidos se devem sentir felizes e orgulhosos por aquilo que alcançámos. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos: praticantes de orientação e munícipes que pertenceram de forma voluntária ao staff do evento; todos os funcionários da câmara municipal que auxiliaram na construção das arenas e similares; juntas de freguesia; associações locais; patrocinadores e parceiros; bombeiros; GNR; jovens do concelho que participaram nas cerimónias de abertura e encerramento; Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e o seu núcleo de Desporto Escolar”.

“A epopeia do JWOC 2022 (inicialmente previsto para 2021, mas adiado um ano devido à COVID-19) chega assim ao fim e, dificilmente, imaginaria um final mais feliz. Obrigado pela oportunidade de chefiar este projeto e obrigado a todos os que colaboraram para o tornar possível”, remata Rafael Miguel, com o sentimento de missão de dever cumprido.

 

Planos para orientação em Aguiar da Beira no ano 2023

Desde setembro de 2021 até novembro de 2022, o Município de Aguiar da Beira teve mais de 2.000 atletas de orientação, com um impacto significativo na economia local e da região.

O próximo ano será de pausa, no que toca a competições no nosso país. “No entanto, os nossos terrenos/ mapas serão utilizados por algumas centenas de atletas que vêm realizar estágios durante o inverno (de janeiro a abril)”, informou Rafael Miguel, diretor do evento.

Quanto a projetos futuros, está tudo a ser preparado com algumas novidades. “A nível local vamos, finalmente, firmar a criação de uma secção/clube de orientação para que os nossos jovens possam representar o seu município nas provas nacionais. Este projeto tem sido adiado por falta de disponibilidade (desviada para a organização do JWOC 2022), mas agora tudo parece alinhado para que venha a acontecer”, revelou.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *