Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Neve pinta concelho de branco

No passado dia 18 de janeiro todo o concelho de Aguiar da Beira acordou pintado de branco, com o primeiro grande nevão do ano. Nesta imagem, captada pelo fotógrafo aguiarense Roberto Santos, vê-se a vila coberta de neve.

Dois dias antes o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha divulgado a previsão de frio, chuva, agitação marítima, formação de gelo e queda de neve acima de 600/800 metros de altitude no Norte e Centro do país.

A causa foi uma massa de ar polar marítima denominada depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental, que surgiu após um início do ano com temperaturas médias acima do normal nesta época.

Se por um lado, a beleza de todo este manto da natureza é rara, por outro deu lugar a vários constrangimentos e ocorrências, nomeadamente no trânsito e engarrafamento para quem veio de Viseu/Sátão, o ponto crítico foi a Quinta das Lameiras e a subida de Santo Estevão para quem veio nos sentidos de Moimenta/Sernancelhe/Trancoso, em que os veículos ficaram retidos na neve.

Por uma questão de segurança, as aulas estiveram suspensas e as atividades letivas também, apesar de a escola se ter mantido aberta e os serviços e a cantina a funcionar, para alguns alunos que foram para a escola e os encarregados de educação não os puderam ir buscar, justificou o Agrupamento Escolar.

O distrito da Guarda, à semelhança de outros, esteve em alerta amarelo, devido ao frio, até dia 2 de fevereiro. O IPMA justificou esta decisão devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”. Segundo as previsões do Instituto, para o mês de fevereiro não se prevê nenhuma situação de vaga de frio e o ar polar já praticamente se dissipou do nosso país. No entanto, a previsão aponta para a continuação de tempo seco e frio. Os dias serão soalheiros e as noites geladas, com o regresso da chuva no final da primeira quinzena do mesmo mês.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) sugere aos cidadãos medidas especiais nestes dias frios, aconselhando vestuário e agasalhos quentes, cuidados com soluções de aquecimento na habitação, hidratação e alimentação com bebidas e refeições quentes, alguma atividade física e máxima precaução na condução.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *