Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

“Promover a nossa terra e as nossas gentes”

Aguiarbike Sports Club faz balanço de dois anos de atividade e traça objetivos para novo ano

A associação Aguiarbike Sports Club, sediada em Aguiar da Beira, celebrou, a 13 de outubro último, o segundo aniversário. “Dois anos de muito trabalho e esforço para atingir os objetivos a que nos propusermos: promover a nossa terra e as nossas gentes”, declarou, ao nosso jornal, Luís Almeida.

O presidente da coletividade começou por recordar como surgiu a associação, a primeira de ciclismo no concelho: “através de um grupo de amigos, que tinha como prática habitual fazer passeios de bicicleta, em estrada e montanha, e descobriu inúmeros pontos de interesse do nosso concelho para a modalidade”.

“Sendo o ciclismo uma modalidade em crescimento, com elevada taxa de adesão nos últimos anos – muitos são os eventos realizados e muita é a atratividade criada em torno deste desporto –, achávamos que o nome e imagem de Aguiar da Beira devia ser visto também no ceio desta atividade desportiva. Para isso, criámos a Aguiarbike, uma associação que tem como objetivo divulgar o nome de Aguiar da Beira na participação de eventos desportivos existentes pelo país”, contou.

Foi esse o principal propósito que o atleta e responsável da associação diz ter sido atingido, com “o aumento de participantes nas provas regionais e nacionais, levando as nossas cores e origens vestidas. Nestes dois anos, a Aguiarbike passou de desconhecida a reconhecida a nível regional na modalidade de ciclismo, pelo seu empenho, trabalho e participações significativas nas provas”.

Luís Almeida realçou também o “grande passo, de participante para organizador de prova de BTT”, dado no ano de 2018, com a organização da resistência “3 Horas BTT Aguiarbike”. “Foi um sucesso, mais de 100 participantes pedalaram pelas ruas históricas da vila, nesta prova que integrou a 1º edição Trofeu Resistências Beirão, sinal da nossa competência”.

Este ano, a 2ª edição da prova de resistência aumentou o número em 20 participantes e a associação participou em mais de 30 provas de ciclismo a nível nacional. 2019 Termina com mais um desejo realizado, a aquisição de um reboque para melhorar o transporte das bicicletas.

“Este reboque tem 10 suportes e o exterior está ilustrado com as nossas cores e origens, monumentos e brasões das nossas freguesias e do município, a quem estamos gratos pelo apoio”, agradeceu Luís, salientando também a importância de todos os patrocinadores no sucesso da coletividade.

A dinâmica e grande atividade da associação tem feito ainda com que o número de associados tenha aumentado, sendo atualmente cerca de 40 sócios.

Para 2020, o presidente da Aguiarbike garante que “os elementos do grupo vão continuar o trabalho com a humilde que sempre apresentaram”, com o objetivo da associação “continuar a crescer”: “queremos mais gente associada, mais participantes na nossa prova, mais pessoas na prática da modalidade. Só assim conseguiremos ter êxito”, atirou Luís Almeida.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *