Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

“Promover a nossa terra e as nossas gentes”

Aguiarbike Sports Club faz balanço de dois anos de atividade e traça objetivos para novo ano

A associação Aguiarbike Sports Club, sediada em Aguiar da Beira, celebrou, a 13 de outubro último, o segundo aniversário. “Dois anos de muito trabalho e esforço para atingir os objetivos a que nos propusermos: promover a nossa terra e as nossas gentes”, declarou, ao nosso jornal, Luís Almeida.

O presidente da coletividade começou por recordar como surgiu a associação, a primeira de ciclismo no concelho: “através de um grupo de amigos, que tinha como prática habitual fazer passeios de bicicleta, em estrada e montanha, e descobriu inúmeros pontos de interesse do nosso concelho para a modalidade”.

“Sendo o ciclismo uma modalidade em crescimento, com elevada taxa de adesão nos últimos anos – muitos são os eventos realizados e muita é a atratividade criada em torno deste desporto –, achávamos que o nome e imagem de Aguiar da Beira devia ser visto também no ceio desta atividade desportiva. Para isso, criámos a Aguiarbike, uma associação que tem como objetivo divulgar o nome de Aguiar da Beira na participação de eventos desportivos existentes pelo país”, contou.

Foi esse o principal propósito que o atleta e responsável da associação diz ter sido atingido, com “o aumento de participantes nas provas regionais e nacionais, levando as nossas cores e origens vestidas. Nestes dois anos, a Aguiarbike passou de desconhecida a reconhecida a nível regional na modalidade de ciclismo, pelo seu empenho, trabalho e participações significativas nas provas”.

Luís Almeida realçou também o “grande passo, de participante para organizador de prova de BTT”, dado no ano de 2018, com a organização da resistência “3 Horas BTT Aguiarbike”. “Foi um sucesso, mais de 100 participantes pedalaram pelas ruas históricas da vila, nesta prova que integrou a 1º edição Trofeu Resistências Beirão, sinal da nossa competência”.

Este ano, a 2ª edição da prova de resistência aumentou o número em 20 participantes e a associação participou em mais de 30 provas de ciclismo a nível nacional. 2019 Termina com mais um desejo realizado, a aquisição de um reboque para melhorar o transporte das bicicletas.

“Este reboque tem 10 suportes e o exterior está ilustrado com as nossas cores e origens, monumentos e brasões das nossas freguesias e do município, a quem estamos gratos pelo apoio”, agradeceu Luís, salientando também a importância de todos os patrocinadores no sucesso da coletividade.

A dinâmica e grande atividade da associação tem feito ainda com que o número de associados tenha aumentado, sendo atualmente cerca de 40 sócios.

Para 2020, o presidente da Aguiarbike garante que “os elementos do grupo vão continuar o trabalho com a humilde que sempre apresentaram”, com o objetivo da associação “continuar a crescer”: “queremos mais gente associada, mais participantes na nossa prova, mais pessoas na prática da modalidade. Só assim conseguiremos ter êxito”, atirou Luís Almeida.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *