Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

“Semana do envelhecimento” coloca tema no centro das atenções

CLDS 4G Aguiar no Coração promoveu diversas atividades para desmistificar e potenciar envelhecimento no concelho, e incentivar a população a ter uma vida mais ativa e saudável.

O “saber envelhecer é a grande sabedoria da vida”, como disse um dia o filósofo suíço Henri Amiel.

E o envelhecimento é um fenómeno natural que atinge todos. Foi por esses motivos, e por o envelhecimento ser uma caraterística do Concelho de Aguiar da Beira – em 2017 tinha o maior índice da região, com 304% -, que o CLDS 4G Aguiar no Coração promoveu, pela primeira vez, a “Semana do Envelhecimento” no município.

A iniciativa desenvolveu-se, entre 26 e 30 de setembro passado, com várias atividades gratuitas para o público em geral e “teve o propósito de sensibilizar a comunidade para a temática, através da criação de dinâmicas comunitárias e formativas, incentivando a população a ter uma vida mais ativa e saudável”, de acordo com o projeto de desenvolvimento social.

Durante os cinco dias realizaram-se visitas abertas às estruturas residenciais e de apoio a idosos, workshops de voluntariado e risoterapia, uma exposição fotográfica, e a comemoração do Dia Internacional do Idoso. A Semana do Envelhecimento envolveu, no total das atividades, perto de três centenas de participantes das diferentes franjas da comunidade.

1 – Fórum e Manhãs Abertas

Um fórum sobre o tema, que reuniu algumas instituições sociais do concelho e a equipa técnica do “Aguiar no Coração” na semana que antecedeu a iniciativa, deu o “pontapé de saída” com uma reflexão sobre a problemática e a apresentação da Semana do Envelhecimento às entidades participantes da economia social e solidária.

Seguiram-se, nos cinco dias de atividades, durante a manhã, visitas para todos os interessados às entidades aderentes às “Manhãs Abertas”, “de forma a darem a conhecer a sua organização a uma comitiva constituída por diferentes interessados na área do envelhecimento”, explicou a coordenação do projeto de desenvolvimento social. “Esta ação pretendeu contribuir para desmistificar a atividade relacionada com as estruturas residenciais para idosos, promover o diálogo e a cooperação interinstitucional sobre o envelhecimento e as suas práticas, e envolver pessoas institucionalizadas em atividades da comunidade”, acrescentou.

2 – Exposição fotográfica “(Des)Conectad@”

O isolamento sénior foi outro dos temas tratados na Semana do Envelhecimento, através da exposição fotográfica “(Des)Conectad@”, que resultou da aplicação de um programa de Photovoice com um grupo de 12 pessoas do concelho. Embora reproduzido em formato de exposição fotográfica, “o Photovoice pretende comunicar a uma audiência a existência de um problema social. Com efeito, o grupo de participantes, de diferentes áreas da sociedade, teve o intuito de partilhar a sua visão pessoal deste fenómeno. Ao longo de três sessões, jovens, seniores, técnicos, agentes políticos e religiosos, voluntários e empresários, aliaram a fotografia à voz, conduzindo a uma pertinente e interessante reflexão acerca de uma temática pela qual devemos estar atentos. (Des)Conectados reflete a perda de ligação entre os seres humanos, o que, por sua vez, conduz à solidão, sendo os mais idosos os principais visados”.

A exposição foi inaugurada em Aguiar da Beira, junto ao Banco Crédito Agrícola, no dia 26 do mês anterior e onde permaneceu até ao final da semana, com a presença do presidente da câmara municipal, elementos da GNR, entidades do setor social e participantes no projeto. Só nesses dias foi visitada por mais de duas centenas de alunos do Agrupamento de Escolas e outras pessoas da comunidade. Agora percorrerá todas as freguesias do município. Poderá consultar o calendário na página de Facebook do Aguiar no Coração.

3 /4 – Workshops de voluntariado e risoterapia

Inserida também na programação da Semana do Envelhecimento, os alunos do 10.º ano do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira receberam, no dia 27, uma experiência com abordagem aos valores e tipos de voluntariado, com Dário Gomes.

A Semana do Envelhecimento contou ainda, no dia 28 de setembro, com uma sessão de risoterapia,  na Antiga Escola Primária do Souto, dinamizada por Carminda Carvalho, que foi bastante participada pela comunidade local, técnicos e clientes das diferentes instituições sociais do concelho.

5 -Dia Internacional do Idoso

A Semana do Envelhecimento culminou com a comemoração do Dia Internacional do Idoso, data que é anualmente assinalada a 1 de outubro e, que nesta situação, foi antecipada para dia 30 de setembro.

Este dia foi instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas – e tem como objetivo “sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família”.

No convívio festivo do Dia Internacional do Idoso, realizado no Parque do Sr. do Castelinho, em Eirado, decorreram várias atividades lúdicas e desportivas, com a realização dos Jogos do Hélder, “atividade que serviu para aumentar a autoestima dos idosos, promover o relacionamento interpessoal e, simultaneamente, estimular o movimento físico e cognitivo de forma espontânea e natural”; ações de informação nas áreas da segurança e do digital; sensibilização para a saúde, com vacinação de dezenas de pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19; animação musical e piquenique partilhado. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas das várias freguesias, nomeadamente seniores e instituições de apoio a idosos.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *