Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Viagem por Marrocos para ajudar crianças desfavorecidas

Jovem aguiarense vai participar em “Rally Solidário UniRaid” que alia o desporto à solidariedade social

José Ricardo Ferreira, tem 23 anos, é estudante de Reabilitação do Património na Universidade de Aveiro e natural de Aguiar da Beira. Ana Rita Martins, 21 anos, estuda Reabilitação Psicomotora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é de Ribafeita, Viseu. Os dois amigos formam a equipa “Double Trouble Team” que vai distribuir “bens e muitos sorrisos” pelas crianças de Marrocos, no “Rally Solidário UniRaid”.

Esta é uma competição automóvel que desafia estudantes universitários, entre os 18 e os 28 anos de idade, de toda a Península Ibérica a aliarem os valores de solidariedade e de entreajuda.

“O objetivo do desafio proposto pela UniRaid é distribuir material solidário (material escolar, roupa, calçado, brinquedos, produtos de higiene, bicicletas e balizas de futebol), essencialmente a crianças e jovens, pelas várias comunidades mais inóspitas e desfavorecidas de Marrocos. Para além da vertente solidária, o desafio pretende também por à prova o espírito aventureiro dos participantes, pelo que teremos de superar sete etapas compostas por obstáculos naturais (areia, terra, pedra e neve), desafios de estratégia e habilidade em solo marroquino”, esclareceu o jovem aguiarense.

José Ricardo decidiu embarcar nesta aventura “pela paixão que tem pelo todo-o-terreno e depois por ser um projeto solidário”.

“É uma experiência que poderá mudar radicalmente a minha forma de ver o mundo, pela realidade totalmente diferente da nossa que vamos encontrar. Este é outro tipo de solidariedade, não se trata de meter os bens num contentor, mas antes ir conhecer como aquelas pessoas vivem e entregar-lhes os materiais em mãos, criando-se laços de amizade e vivendo momentos para a vida. Essa experiência fará de mim uma pessoa diferente, que me ajudará a valorizar mais a vida e a realidade que temos”, disse.

“Num mundo cada vez mais desigual toda a ajuda aos mais necessitados é um ato de heroísmo, é nós, como jovens com mente aberta, solidária e aventureira, desafiamo-nos a levar alegria e algum conforto a quem mais precisa”, acrescentou Ana Rita.

A viagem solidária decorre de 15 a 23 deste mês e as equipas participantes terão de transportar pelo menos 40 quilos de material solidário desde Portugal e Espanha até Marrocos, percorrendo depois mais de cinco mil quilómetros em solo maioritariamente desértico ou montanhoso, num carro com mais de 20 anos, sem tração às quatro rodas e que tenha, no máximo com 1400 de cilindrada. Outro dos requisitos obrigatórios é na navegação não poderem utilizar meios de orientação eletrónicos, como o GPS.

Foi neste ambiente de solidariedade que a dupla decidiu participar pela primeira vez nesta “aventura”, procurando particulares, empresas e outras entidades que apoiassem o projeto. E, “foram muitas as pessoas e entidades que se prontificaram a ajudar na concretização deste sonho que mudará muitas vidas”, agradeceram.

O primeiro passo foi o da pré-inscrição no evento, que exigiu um esforço financeiro de 400 euros, 1.800 no total da inscrição. Seguiu-se a compra de um carro. Adquiriram um Nissan Sunny de 1995, por 150 euros, mas veio a revelar-se que não apresentava condições para as exigências da viagem, tendo arranjado mais dois veículos do mesmo modelo para aproveitarem peças para substituir e ter como suplentes.

A aventura desportiva e solidária dos dois estudantes poderá ser acompanhada na página “Double Trouble – Uniraid” das redes sociais Facebook e Instagram que criaram para divulgar o projeto.

 

UniRaid

Criada em 2012, o UniRaid é uma uma viagem desportiva e solidária destinada a estudantes entre os 18 e os 28 anos de idade. Um dos requisitos é a utilização de carros com mais de 20 anos, sem tração às quatro rodas e que tenham, no máximo, 1400 de cilindrada. O destino é sempre o mesmo – Marrocos – e o número de etapas – sete no total – também.

O grande objetivo desta iniciativa passa por proporcionar uma experiência de vida única, alertar para as necessidades de populações mais desfavorecidas e promover o sentido de entreajuda entre os seus participantes.

A prova deste ano é a 9ª edição e realiza-se de 15 a 23 de fevereiro, contando com um total de 300 participantes, em 150 carros.

 

Rota

O ponto de partida será Tânger, atravessando Marrocos pelo interior, de Atlas em direção ao deserto de dunas do Erg Chebbi, onde será feita a entrega de material escolar e solidário nas aldeias selecionadas perviamente pela organização.

Segue-se Marrakech, a cidade imperial do Norte de África, para um dia de passeio turístico, e o regresso a Tânger, que marca o fim do UniRaid 2020.

No total, serão sete etapas, que combinam condução por estradas de montanha, trilhos, areia e dunas, pernoitando três noites em hotéis e quatro em acampamentos organizados no deserto e uma noite, a maratona de estágio, “bivouac” livre rodeado por dunas.

O desafio é superar as sete etapas com apenas um “road book”, um mapa e uma bússola (sem GPS ou dispositivos eletrónicos), a bordo de um carro de mais de 20 anos, superando obstáculos naturais, vários testes de estratégia e habilidade propostos pela a organização.

 

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *