Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

GNR reforça policiamento de proximidade

Militares percorreram freguesias do concelho para reforçar segurança da população mais vulnerável

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Gouveia, reforçou, durante o mês anterior, o policiamento de proximidade no Concelho de Aguiar da Beira, através de um veículo especial, “Posto Móvel”.

O veículo, equipado com um computador portátil com ligação à rede nacional de segurança interna e impressora, esteve nas localidades de Pinheiro (9), Gradiz (10), Souto (11), Carapito (dia 14), Sequeiros (15), Cortiçada e Coruche (20), Dornelas (22), Eirado (27), Valverde (29), Pena Verde (30) e Forninhos (31), para que os habitantes pudessem obter esclarecimentos e apresentar reclamações ou denúncias junto dos militares.

Segundo as autoridades, “a iniciativa teve como propósito fomentar o sentimento de segurança no seio da população mais isolada, particularmente entre os idosos, transmitindo-lhes conselhos de segurança e prevenção enquanto potenciais vítimas de furtos, roubos e burlas”.

Estiveram envolvidos nesta ação agentes dos postos territoriais e em particular os afetos às secções de prevenção criminal e policiamento comunitário, responsáveis pelo programa “Idosos em Segurança”.

O Posto Móvel, que percorreu as 10 freguesias do concelho irá de seguida passar pelos restantes 13 concelhos do distrito da Guarda.

 

Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança

O Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que visa o apoio à camada da população mais vulnerável, como é o caso dos idosos, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos.

Garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, promover o conhecimento do trabalho da GNR junto desta população, e ajudar a prevenir e a evitar situações de risco são os objetivos deste Programa Especial de Policiamento de Proximidade.

O patrulhamento é direcionado, com o intuito de aumentar o grau de confiança e conhecimento mútuo e mais aprofundado, sendo feito um levantamento exaustivo dos idosos a viverem isoladamente. São também referenciadas pequenas comunidades e elaboradas listas de instituições públicas e privadas diretamente ligadas ao apoio que a estes devem ser conferidas através do reforço de policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos; da criação de uma rede de contactos diretos e imediatos entre os idosos a GNR, em caso de necessidade; e da colaboração com outras entidades que prestam apoio à terceira idade.

No último levantamento efetuado no Concelho de Aguiar da Beira, há cerca de um ano, as autoridades identificaram 125 idosos em caso de isolamento: 109 a viver sozinhos, dois isolados, nove sozinhos e isolados e cinco noutra situação equiparada.

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *