Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Município de Aguiar da Beira mais ecológico

Vila tem três novos pontos de recolha seletiva de lixo e 30 ecopontos vão ser instalados em várias localidades do concelho

A Autarquia de Aguiar da Beira e a Associação de Municípios do Planalto Beirão instalaram três novas ilhas ecológicas para a recolha de resíduos e materiais recicláveis na vila. Duas delas estão em funcionamento desde dezembro último. As entidades vão ainda colocar 30 ecopontos em vários pontos do concelho.

Desde o dia 23 do passado mês que os moradores da vila podem depositar o lixo nas duas ilhas ecológicas já ativas. Uma situada no Bairro de São Pedro (junto ao restaurante O Pastor) e a outra no Bairro Padre José Augusto da Fonseca (situada perto do café Escorropicha). A terceira ilha foi instalada no Largo da Carvalha, na zona da sede da junta de freguesia, mas ainda não entrou em funcionamento por causa das obras de regeneração urbana que ali decorrem.

Os novos pontos de recolha de lixo são constituídos por três contentores enterrados no solo para deposição seletiva – vidro, plástico e papel – e outro para os resíduos indiferenciados e foram instalados (dois deles) “mesmo a tempo da quadra natalícia, uma época normalmente associada a uma maior produção de resíduos. Este é um importante reforço ao nível da rede de recolha seletiva neste município”, destaca o Planalto Beirão numa nota publicada nas redes sociais.

O projeto ambiental do município e do Planalto Beirão contempla, para além destas três ilhas ecológicas colocadas em Aguiar da Beira, ainda a instalação de 30 ecopontos em vários pontos do concelho. Os contentores para a reciclagem deverão chegar às localidades até final deste mês, deixando o território com mais equipamento para os habitantes poderem fazer a separação dos resíduos.

A instalação dos contentores ecológicos resultou de uma candidatura feita pela Planalto Beirão, sendo o investimento do município apenas de 15% do total, o que corresponde aproximadamente a nove mil euros, para os nove contentores de recolha seletiva. Os três contentores de resíduos sólidos urbanos foram comparticipados na totalidade pelo município no valor de 17.527,50€.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *