Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Novo ciclo com novas expectativas e esperança!

Altino Pinto | Diretor |
“Novo ciclo com novas expectativas e esperança!”

Chegou ao fim mais uma década, a segunda do segundo milénio, e foram vários os acontecimentos, de diferentes naturezas, positivos e negativos, que se destacaram no Concelho de Aguiar da Beira.

A orientação – com o projeto municipal de valorização turística “Aguiar da Beira Oriented For Life” – foi, na minha opinião, o facto que mais valorizou o território. Atletas, entidades nacionais e internacionais da modalidade, imprensa nacional e estrangeira consagraram Aguiar da Beira como o melhor destino em Portugal para a prática desta modalidade desportiva e tornou-se num marco histórico no desporto nacional ao vencer a candidatura para a organização do Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação Pedestre, em 2021.

Por outro lado, a privatização (pouco clara e sem compromissos) em outubro de 2012, do complexo termal das Caldas da Cavaca foi o caso mais prejudicial para o desenvolvimento do município nos últimos dez anos. Do investimento previsto na ordem dos nove milhões (comparticipados em 50% pelo Turismo de Portugal) para a construção de um hotel e a instalação de balneários e SPA, apenas foram feitas as infraestruturas pelo município para o local do novo empreendimento e erguido o esqueleto do novo hotel, que está estagnado há mais de três anos. Temos, sim, uma arrepiante degradação daquele espaço natural, dos casarios e do antigo hotel, da atividade do balneário termal. Aquele que era um dos maiores ativos do município aguiarense continua subaproveitado e em subrendimento, sem ninguém fazer nada nem explicar os contornos do contrato de cedência de direito de superfície dos prédios pela câmara a favor da Caldas da Cavaca SA por 50 anos, mais outros tantos de opção.

Em 2019, o Concelho de Aguiar da Beira apanhou o embalamento do desempenho no ano anterior e continuou em grande no panorama internacional da orientação – atraiu milhares de atletas quer na competição O’Meeting 2019, quer em estágios da modalidade – e das relações externas – reforçou a rede de parcerias para a promoção e desenvolvimento do território com a assinatura do protocolo de amizade e cooperação com a cidade francesa de Le Blanc-Mesnil (Paris). As externalidades positivas aumentaram também com a ida para o governo português de Rita Mendes, como secretária de estado da ação social. O ano ficou ainda marcado pela boa gestão da autarquia, sendo considerada uma das melhores da região e até do país ao nível da eficiência e sustentabilidade financeira.

E, iniciamos 2020 e um novo ciclo com novas expectativas e com esperança. Esperança para um país e um concelho mais justos, mais desenvolvidos, mais ricos. Como é tipicamente da cultura portuguesa, “a esperança é a última a morrer”, e para o presidente da república “Nós, portugueses, nunca, mas nunca, desistimos de Portugal”, como referiu o professor Marcelo Rebelo de Sousa na sua mensagem de ano novo, apelando ao sentido de “compromisso”, quer do governo quer dos cidadãos.

Mas, esse compromisso tem mesmo de ser de todos, pois ao que se tem assistido é a uma verdadeira gestão habilidosa, ou danosa (como lhe quisermos chamar), de alguns, ao empobrecimento do país e ao agravar das desigualdades, quer em termos sociais, quer territoriais. Além disso, será precisa coragem para se implementarem medidas diferentes para combater a desertificação do interior e dos territórios e concelhos, como o nosso, marcados pela baixa taxa de natalidade, alta taxa de envelhecimento, despovoamento, reduzidas e fracas oportunidades de emprego, débeis acessibilidades e serviços públicos.

Os desafios que se colocam à nossa região, a Portugal e ao mundo são, por isso, muitos neste novo ciclo. Que haja essa capacidade de cada um de nós contribuir, começando a nível local, para uma maior unidade e um desenvolvimento mais equitativo e de acreditar que é possível fazermos sempre mais e melhor. Este novo ano e esta nova década será aquilo que fizermos dele/a! A todos os leitores, assinantes, patrocinadores e aguiarenses desejo um excelente e próspero ano 2020, num ano em que o nosso jornal completa 10 anos e vai continuar a marcar a diferença.

 

Altino Pinto

altinopinto@gmail.com

Edição 115, 11 de janeiro de 2020

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *