Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Parque temático de Natal é atração

Aguiar da Beira apresenta evento, durante todo mês de dezembro, com espetáculos, diversões, ateliês e tasquinhas, que pretende ser referência na região

“Este ano, a magia do Natal acontece em Aguiar da Beira”. Este é o mote com que o Município de Aguiar da Beira promove o parque temático, com o objetivo de “dinamizar a vila durante a época natalícia” e ser “referência na região”.

A iniciativa inaugurou no primeiro dia de dezembro, com a chegada do “Pai Natal” e restantes atores e monitores das diversões, e registou a entrada de centenas de pessoas, nomeadamente crianças e pais. O parque “Aguiar Natal” situa-se no centro histórico da vila, concretamente na zona envolvente do “Castelo”.

Apresenta como principais atrações espetáculos de teatro, comédia, magia, artes circenses e animação musical, que acontecem num palco situado no jardim junto à Igreja da Misericórdia e noutros pontos do recinto; diversões, como uma pista de gelo e um escorrega, um globo de neve, a fábrica dos brinquedos, comboio de Natal, a casa do Pai Natal; ateliês natalícios; iluminação decorativa; e algumas tasquinhas, exploradas exclusivamente por entidades sem fins lucrativo com sede no concelho, onde é possível aconchegar o estômago e aquecer o corpo com algumas das iguarias típicas da época, como bolo rei, filhós, doces de natal, pastelaria variada, mel, queijos, tapas, pão com chouriço, frutos secos, pipocas, castanhas assadas, licores e bebidas de chocolate e vinho quente.

O evento funciona de quinta a domingo, durante todo o mês, em recinto vedado e ao ar livre. Entre as 13h30 e as 18 horas as entradas são pagas, com o bilhete diário a custar dois euros durante a semana e três euros aos fins de semana e feriados. A partir das 18 até às 22 horas, hora de encerramento, o acesso ao parque é livre. Há ainda a possibilidade de ser adquirido, pelo valor de 15 euros, um bilhete de livre acesso que permite a repetição da visita em todos os dias em que o parque se encontra aberto. As exceções no funcionamento são a 24 e 31, dias em que o parque terá horários diferentes, e a 25, dia de Natal, que estará encerrado.

A iniciativa, orçamentada pela autarquia em cerca de 120 mil euros, é destinada ao público de todas as idades, com prevalência ao público infantojuvenil, e justifica-se pela “época natalícia ser propicia a iniciativas relacionadas com a temática e considerando a ausência de uma oferta local e regional de referência”. Ainda de acordo com o município, “pretende-se que seja um evento que una famílias, devolvendo a magia associada a estas festividades, numa época marcada pelas reuniões familiares e em que há uma maior afluência de pessoas ao concelho e a toda a região”.

“Assim, levando em conta a afluência de pessoas e o facto de não ser conhecida a existência de eventos maiores durante essa época, na região, é também objetivo fazer deste evento uma atividade que tenha continuidade, dando notoriedade, destaque e importância ao concelho de Aguiar da Beira”, atraindo, para além das pessoas do concelho, aqueles que habitam em territórios limítrofes, na região e no país, tornando-se um marco nas festividades natalícias”, concluem.

Expectativas do município são boas

“Obviamente que quando aceitamos uma aposta destas, a expectativa é que sejam alcançados ótimos resultados. De qualquer das formas, como é a primeira vez que estamos a fazer, estamos um bocadinho expectantes. Mas, a expectativa é boa, a avaliar até pelo que está a acontecer hoje”, comentou ao nosso jornal, durante a inauguração do Aguiar Natal, o presidente da Autarquia de Aguiar da Beira, deixando a garantia que “este será um evento para aperfeiçoar nos próximos anos e para repetir, se os resultados forem otimistas”.

Apesar das expectativas serem boas, Virgílio Cunha refere que não pode dizer, no primeiro dia, que está garantido o sucesso, até porque existe a condicionante do tempo. “Com o frio aguenta-se bem, agora com chuva e vento as pessoas desmotivam a vir. Mas, como a iniciativa se prolonga durante vários dias deste mês, se as pessoas não vierem num fim de semana porque o tempo não ajudou, poderão ter oportunidade de vir no outro a seguir, em que as condições do tempo serão mais favoráveis. Esperamos muitos visitantes de fora, a nossa expectativa é a de que tenhamos aqui muitas centenas de pessoas a visitar o concelho, com as vantagens que isso pode acarretar”, declarou.

Não obstante, a existirem algumas atividades natalícias, “pontuais”, nos concelhos da região, o autarca afirma que “a região merecia um Natal mais planeado e mais planificado com diversas atividades, ao longo do tempo”. “Se fizéssemos esta ação só este fim de semana, provavelmente, havia gente que não teria condições nem oportunidade de visitar e de se divertir com estas múltiplas atividades. Daí que decidimos estendê-lo durante todo o mês de dezembro, precisamente para dar hipótese a que toda a gente que queira usufruir deste espetáculo se dirija a Aguiar da Beira, porque fica num espaço geoestratégico, perto das cidades, do litoral e da Serra da Estrela, para que toda a vizinhança dos concelhos limítrofes, possam vir à nossa vila assistir ao Aguiar Natal”, disse.

Quanto ao investimento neste parque temático, na ordem dos 120 mil euros, o presidente esclarece que será abatido com as receitas de bilheteira, explicando que “o bilhete não é grátis porque achamos de bom tom que a população contribua com uma pequena ajuda para diminuir o custo financeiro e para valorizar mais esta iniciativa”.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *