Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Rede Cultural propõe quatro espetáculos que vão percorrer municípios da região

CIMVDL promove conjunto de iniciativas em dezembro que prometem agradar a todos os gostos e idades

A Rede Cultural Viseu Dão Lafões está de regresso neste mês de dezembro, com uma programação diversificada que leva, gratuitamente, o teatro, a música e a magia aos municípios da região.

Os espetáculos itinerantes de Zé Mágico, ACERT, Teatro do Montemuro e Teatro Viriato prometem seduzir e agradar a espectadores de todas as idades.

Teatro de Montemuro

 

 

 

 

 

 

O ilusionista Zé Mágico percorre o território com o espetáculo “Um Homem Desocupado”, que promete surpreender todos os presentes com reflexões sobre o ócio ou a “utilidade do inútil”. Carregal do Sal, no dia 1, marca o início da digressão, que prossegue em Castro Daire (dia 3), Vouzela (dia 4), São Pedro do Sul (dia 5), Aguiar da Beira (dia 7), Nelas (dia 7), Oliveira de Frades (dia 8), Vila Nova de Paiva (dia 9), Tondela (dia 10), Penalva do Castelo (dia 11), Santa Comba Dão (dia 12), Sátão (dia 13), Viseu (dia 14) e Mangualde (dia 15).

A ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela leva a peça “Car12, A Grande Viagem” a Vila Nova de Paiva e Aguiar da Beira, respetivamente nos dias 1 e 2. Este é um espetáculo músico-teatral que conjuga humor com música e teatro, onde, da forma mais inusitada, surgem sons e melodias de mais de uma dezena de instrumentos inventados e construídos especialmente para esta criação artística.

Segundo os criadores, “nem uma Rede Cultural propõe quatro espetáculos que vão percorrer municípios da região única palavra é dita, deixando que cada gesto, som, atitude e relação possuam um dom que permita que cada espetador escreva no seu livro afetivo a história de dois artistas que, em tempos tão sombrios, estendem a mão, não para esmolar, mas para que, de uma vez por todas, a sociedade reconheça a importância da cultura e das artes numa sociedade que não quer perder o direito de sonhar e ser feliz”.

O Teatro Viriato leva a cena a peça “Não!”, em Castro Daire (dia 9) e Penalva do Castelo (dia 10). Representado por três atrizes, “Não!” nasceu a partir de um diálogo com o escritor Afonso Cruz sobre os seus livros “Paz Traz Paz” e “O Livro do Ano” e de alguns textos inéditos. “Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio”, explicam os autores de “Não!”. Três mulheres fundem-se numa só para nos explicar que os monstros podem mesmo existir – e que ganham forma com as mais pequenas coisas e com os medos mais infundados.

Já o Teatro de Montemuro propõe o espetáculo “As memórias do meu pai na rádio do meu tio”, em Viseu (dia 1), Vouzela (dia 8) e Mangualde (dia 11). Na descrição da peça, “’As memórias do meu pai na rádio do meu tio’ é apenas o nome que dá início ao conto que vamos contar e que nasce das raízes rurais para mais tarde crescerem pelo mundo. São relatos vivos de gente já sem vida, que nos deixaram o seu valioso legado e que os tornaram imortais. São vivências específicas com particularidades muito ligadas à terra que os viu nascer. Queremos recordar, queremos homenagear a história e as pessoas que a construíram”.

A Rede Cultural Viseu Dão Lafões é um projeto de cooperação intermunicipal promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e financiado pelo Centro 2020.

Nascida em 2013, tem levado cultura, nas mais diversas áreas, aos 14 municípios que a integram: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *