Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Aguiar da Beira e Le Blanc-Mesnil oficializam geminação

Pacto foi assinado a 7 de janeiro na cidade francesa pelos presidentes dos dois municípios

Os municípios de Aguiar da Beira e o de Le Blanc-Mesnil estão oficialmente geminados. A convenção de geminação e cooperação entre os dois territórios foi assinada na cidade francesa, no dia 7 do mês passado, pelos presidentes das duas autarquias.

Joaquim Bonifácio e Thierry Meignen subscreveram o pacto de geminação afim de os dois municípios darem início “ao progresso, desenvolvimento e bem-estar de cada um dos dois concelhos, unidos no mesmo desejo de relações recíprocas de intercâmbio, conhecimento e colaboração frutuosa”.

As duas autarquias comprometem-se, entre outras ações, a desenvolver programas de cooperação nas diversas áreas e a promover trocas económicas, culturais, desportivas, sociais, educativas e turísticas ou outras entre as populações, tendo em vista o “desenvolvimento comum” e o “conhecimento entre os povos”, reforçando os “laços de amizade e paz”, bem como “a construção eficaz de uma Europa de cidadãos”.

A cerimónia de assinatura aconteceu durante a manhã no salão nobre da Câmara de Le Blanc-Mesnil, perante os deputados e o vice-presidente blanc-mesnilois Jean-Philippe Ranquet, o presidente do comité de geminação Jean-Philippe Violet, entre outras personalidades francesas, e a comitiva aguiarense, composta pelo presidente da assembleia municipal Virgílio Cunha, o vereador Francisco Fernandes, a chefe da divisão sociocultural, turismo e desporto e coordenadora da geminação Anabela Melo e a intérprete e funcionária municipal Helena Rodrigues.

A geminação foi também anunciada à população blanc-mesnilois pelos presidentes dos dois municípios no evento tradicional francês de desejos de bom ano, que decorreu nessa noite no pavilhão multiusos da cidade e que juntou mais de duas mil pessoas.

“Este pacto de geminação com nossos amigos portugueses é o resultado das medidas tomadas desde há dois anos pelo meu primeiro assistente, Jean-Philippe Ranquet, e pelos blanc-mesnilois originários dessa região de Portugal”, resumiu o edil francês, Thierry Meignen, que durante a celebração agraciou o seu homólogo da Câmara Municipal de Aguiar da Beira com a medalha da cidade.

“Os grandes objetivos desta geminação passam por constituir um espaço privilegiado de partilha de experiências e atividades entre as duas comunidades que, sendo muito diferentes, estão imbuídas de um mesmo espírito. Germinar significa irmanar e é esse espírito de fraternidade que nos orienta e determina, com vista a um enriquecimento único”, realçou Joaquim Bonifácio.

O autarca aguiarense sublinhou ainda a importância da participação ativa das forças vivas de ambos os municípios no ato de cooperação, como os empresários, os responsáveis por instituições educativas, culturais ou outras, e muito particularmente os emigrantes aguiarenses. “Só o envolvimento de todos eles dará a esta geminação a dinâmica e a força que lhe trarão o sucesso desejado”, afirmou.

Esta é a segunda geminação de Aguiar da Beira (a primeira foi em 1998 com a cidade irlandesa de Lisdoonvarna, acordo que se encontra entretanto inativo) e a primeira uma localidade francesa, justificada pela grande comunidade de portugueses e de descendentes, incluindo aguiarenses, a residir no município francês e uma afinidade ao nível cultural e desportivo entre os dois territórios.

Um processo que surgiu pela mão do vice-presidente Jean Philippe Ranquet, que se encontra a construir casa em Coruche, e o seu amigo Abílio Vaz (natural dessa mesma aldeia e emigrante em Blanc-Mesnil), e que ganhou forma com o acordo de amizade e cooperação entre os dois municípios, assinado em setembro do ano anterior, em Aguiar da Beira, e acentuado com a visita de uma comitiva municipal aguiarense a Le Blanc-Mesnil, em outubro passado.

O ato de geminação é válido para os próximos cinco anos, protocolo que está previsto ser confirmado, no próximo mês de abril, em sessão de Assembleia Municipal de Aguiar da Beira, com a presença de representantes de Le Blanc Mesnil.

 

Le Blanc-Mesnil

É uma cidade popular e particularmente operária, com 56.400 habitantes, situada nos arredores de Paris, a menos de 15 minutos do centro, servido por duas autoestradas, comboio, metro e perto dos aeroportos de Paris – Le Bourget e do internacional Charles de Gaulle.

O município pretende tornar-se a primeira cidade-jardim de Seine-Saint-Denis, preservando seu cenário suburbano, e tem o “rótulo” de “cidade ativa e desportiva” desde 2017 pela qualidade das suas infraestruturas e pelas suas muitas atividades desportivas e associativas.

Le Blanc-Mesnil é geminado com cinco cidades, incluindo Aguiar da Beira, e tem em ação projetos de geminação com mais dois municípios.

 

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *