Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Colheita de sangue excede expectativas

71 Pessoas compareceram para dar sangue em Aguiar da Beira. No próximo ano haverá três recolhas no concelho

A colheita de sangue decorreu, no dia 1 de deste mês, entre as 9h30 e as 13h, no quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira (AHBVAB), realizada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

Responderam à dádiva 71 pessoas, das quais foram aprovadas 49. Por diversos motivos, 22 pessoas não estavam habilitadas a dar sangue naquele dia, ficando automaticamente inscritas para uma próxima doação.

No total foram recolhidos cerca de 22 litros de sangue, havendo ainda a sublinhar os dadores de primeira vez que foram 26.

As próximas colheitas em Aguiar da Beira estão previstas para o próximo ano, nos dias 2 de abril (domingo), 5 de agosto (sábado) e 1 de dezembro (feriado).

Uma ação que “excedeu as expectativas”, mas que poderá ainda melhorar, como avançou a promotora Sandra Correia. “O tempo de espera foi longo. Assim, na próxima recolha, estarão presentes dois médicos a fazer a triagem e estarão oito macas nas dádivas”.

“Acreditamos que podemos contar com todos e todas e aumentar o número de dadores do nosso concelho. Juntos podemos criar uma enorme cadeia de solidariedade. Faço um apelo aos jovens aguiarenses, a partir dos 18 anos, podem contribuir para salvar vidas. Aos jovens que apareceram nesta dádiva, partilhem a vossa experiência e, para a próxima vez, façam-se acompanhar de vários amigos”, apelou.

A organizadora pede ainda aos dadores participantes nesta ação que lhe façam chegar, para o e-mail: sandrampcorreia@gmail.com, o balanço da iniciativa, sugestões de melhorias e considerações às futuras datas apontadas.

Esta iniciativa teve o prestimoso apoio da Associação de Bombeiros de Aguiar da Beira, que cedeu o espaço onde se fez a recolha e foi considerado excelente pela equipa do IPST; do Município de Aguiar da Beira, que cedeu os aquecedores; de muitos aguiarenses e dos párocos, que partilharam, quer nas redes sociais quer pela voz, tendo em conta que esta missão é de todos.

“O dar e receber são gestos transversais a toda a atividade de transfusão e da transplantação, e todos nós somos parte de uma enorme cadeia de solidariedade”, vincou o IPST, deixando um agradecimento aos dadores pelo altruísmo e solidariedade.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *