Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Comitiva aguiarense promove produtos locais em Blanc-Mesnil

Viagem organizada pelo Município de Aguiar da Beira teve como objetivo divulgar produtos endógenos na cidade francesa

Uma comitiva organizada pelo Município de Aguiar da Beira, composta por autarcas, funcionários da câmara e empresários aguiarenses, deslocou-se a Blanc-Mesnil no âmbito do protocolo de geminação entre os dois municípios, e a convite da cidade francesa para participação nas festividades do Ano de Portugal, que decorreram naquela região.

A viagem decorreu entre de 10 e 14 de setembro e teve como objetivo a divulgação de alguns produtos endógenos, e a sua possível inserção no mercado francês, conforme articulado, em março passado, no último encontro entre os representantes das duas autarquias, em Aguiar da Beira. Durante os quatro dias, o grupo liderado pelo presidente da autarquia, Virgílio Cunha, participou em “várias ações e eventos, como inaugurações, encontro com a comunidade portuguesa, onde se incluem muitos aguiarenses, mas também, puderam usufruir de uma visita pela cidade de Paris e pelo Senado Francês, a convite do Senador Thierry Meignen”, referiu o município numa nota informativa.

“Este primeiro contacto revelou-se bastante produtivo, havendo uma grande abertura para acolher produtos do concelho até numa das maiores cadeias de distribuição francesa”, afirmou ao nosso jornal o presidente do Município de Aguiar da Beira. “Foram feitos contactos com alguns particulares, mais propriamente com uma associação portuguesa, dois ou três cafés snack bares portugueses e com o supermercado E-leclerc, localizados naquela cidade, com quem os empresários tiveram a oportunidade de apresentar os seus produtos. Foram dados os primeiros passos com fins comerciais entre empresários das duas regiões. O objetivo foi facilitar a entrada no mercado francês, nomeadamente na região Blanc-Mesniloise, que se situa muito perto de Paris e onde habitam muitos portugueses, inclusive do nosso concelho (a maioria de Coruche)”, declarou.

Integraram a comitiva, a convite do município, os representantes das empresas de fruticultura Pomar da Presa “que abrange desde a maçã à castanha”, de produção de queijo Lacti-Pedros, e da pastelaria Nata Famosa – não tendo sido a ação de promoção comunicada antecipadamente para averiguar o eventual interesse de outras entidades empresariais.

“Estas são empresas que estão inscritas no nosso site como sendo produtoras daqueles produtos e que manifestam interesse em utilizar a logomarca do município na rotulagem dos seus produtos, e essa era uma condição para poderem participar nesta ação na região francesa”, começou por justificar Virgílio Cunha.

“Por outro lado, foram escolhidos produtos que não exijam tanto ao nível do transporte e mais facilmente possam chegar a este mercado. A maçã, a castanha, o queijo e o bolo rei e/ou o bolo de azeite [principais produtos divulgados] não terão grandes problemas em chegar lá com as boas condições de consumo. Começámos para já com estas três empresas, que naturalmente representavam todos os outros produtores. Obviamente, que não podiam ir todos e, noutra fase, outros serão convidados a ir, se assim manifestarem interesse”, disse.

Para além da promoção dos produtos pelos próprios empresários que se deslocaram à cidade francesa, segundo o município, foi ainda “elaborado um catálogo [com alguns dos produtos endógenos típicos de Aguiar da Beira] que estará disponível nos idiomas de ambos os países (França e Portugal)”.

O Município de Aguiar da Beira pretende com este encontro “divulgar além-fronteiras, e sobretudo numa zona em que residem muitos portugueses, o que de melhor se produz na região, com a finalidade de fomentar a economia do concelho e as exportações dos produtos regionais”.

O protocolo de amizade e cooperação entre os municípios de Aguiar da Beira e Le Blanc-Mesnil foi iniciado em outubro de 2019 e a geminação oficializada a 7 de janeiro de 2020, prevendo, entre outras ações, desenvolver programas de cooperação nas diversas áreas e a promover trocas económicas, culturais, desportivas, sociais, educativas e turísticas ou outras entre as populações.

O edil confirmou também que “as despesas de viagem foram assumidas pela autarquia no âmbito da geminação, tendo as despesas em território francês, como o alojamento e as refeições, sido assumidas pela Câmara de Blanc-Mesnil”.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *