Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Aguiar da Beira prepara-se para o pior

Autarquia criou espaço de triagem para suspeitos de coronavírus instalada no centro de saúde e preparou três edifícios para receber doentes infetados. Concelho não regista nenhum caso de Sars-CoV-2

O Município de Aguiar da Beira não regista, até ao momento, qualquer caso positivo de Covid-19. Mas, no sentido de precaver uma eventual situação de emergência no concelho face ao possível aparecimento de casos de infeção, a autarquia continua a reforçar as medidas de contingência.

Para a triagem de casos suspeitos de coronavírus, a câmara implementou uma tenda de campanha à entrada da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Aguiar da Beira, permitindo fazer circuitos separados para os doentes.

A triagem dos utentes é feita pelos profissionais de saúde da unidade local, e no caso de haver algum suspeito ou doente infetado, estes serão encaminhados para os centros Covid-19 do Serviço Nacional de Saúde.

A autarquia requisitou também dois edifícios totalmente equipados para a valência de lar de idosos (que ainda não foram inaugurados), um na Quinta das Lameiras e outro em Forninhos, para uma eventual emergência e necessidade de isolamento temporário de doentes infetados com Sars-CoV-2.

As instalações do estádio municipal também foram adaptadas e equipadas com camas, colchões e roupas de cama, para poderem receber doentes Covid-19. O espaço contempla zonas de receção e balneários femininos e masculinos.

Os três espaços para isolamento temporário, no total com cerca de uma centena de camas, têm a aprovação das autoridades de saúde, da proteção civil distrital e da segurança social.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 142 mil. Em Portugal, a infeção já causou 629 mortos e 18.841 casos positivos.

 

Centro de Saúde continua a dar respostas em situações de doença aguda

Desde 26 de março, entrada da fase de mitigação, e até nova indicação, que a UCSP de Aguiar da Beira funciona apenas de segunda a sexta feira, entre as 8 e as 20 horas, estando encerrado ao fim de semana. Mas, a unidade local de saúde continua a manter os serviços de resposta às situações de doença aguda.

O centro de saúde prossegue igualmente com as consultas de saúde materna; saúde infantil até ao 1º ano de vida + vacinação; tratamentos de pensos e injeções; e domicílios em situação de doença aguda.

As consultas para renovação de receituário e de baixas médicas e a avaliação de resultados de exames clínicos são feitas de modo não presencial, devendo o utente contactar a unidade através do telefone 232 689 090, ou do e-mail ucsp.abeira@arscentro.min-saude.pt.

Caso se sinta doente ou tenha sintomas do Covid-19, deve ligar para a linha gratuita Saúde 24 (808 24 24 24). Para dúvidas sobre assistência a familiares, baixas e quarentena, deve ligar 300 502 502.

 

Proteja-se a si e aos outros!

Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde. Seja um agente de saúde pública!

#FiqueEmCasa

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *