Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Aguiar da Beira regista primeiro caso positivo

Pessoa infetada com novo coronavírus encontra-se assintomática e em isolamento (atualizada)

Uma mulher, natural e residente no Concelho de Aguiar da Beira, acusou, no início desta semana, positivo à Covid-19, sendo o primeiro caso registado no município aguiarense. A vítima de coronavírus – SARS-CoV-2, que não apresenta qualquer sintoma da doença, está em confinamento obrigatório, confirmou ao nosso jornal fonte próxima.

Segundo apurámos, para a semana, a mulher irá ser submetida a um segundo teste, para verificar se continua a dar positivo ou, pelo contrário, tenha passado a negativo, podendo estar curada.

Apesar de estar assintomática, um caso positivo de Covid-19 é considerado doente com indicação para autocuidados e, neste caso, sabemos que permanece no domicílio cumprindo todas as recomendações de isolamento e a ser acompanhada por uma equipa da unidade de saúde local, como definido pelas autoridades de saúde.

Também, o rastreio de contactos próximos foi realizado, não havendo mais nenhum resultado positivo, e colocados em quarentena.

A vítima é profissional de saúde numa unidade do Concelho de Sernancelhe, onde foi submetida ao exame, tendo testado positivo, tal como dois utentes da instituição, que também não apresentaram sintomas.

O caso positivo ainda não foi confirmado pelo Município de Aguiar da Beira.

O município tinha já sido associado, a 16 de março último, a um caso de Covid-19 de uma mulher natural do concelho, que trabalha e reside no estrangeiro, e foi internada no Hospital Sousa Martins, na Guarda. A vítima, que tinha vindo visitar a família, acabaria por ter alta hospitalar duas semanas depois, tendo sido o caso positivo de coronavírus registado no Concelho de Sernancelhe, visto ter residência naquele município.

Portugal regista 25.351 casos positivos de Covid-19 e 1.007 mortos pela doença desde o início do surto. Segundo o boletim epidemiológico de hoje, 1 de maio, há mais 306 infetados e 18 mortes nas últimas 24 horas e 892 pessoas estão internadas, 154 dos quais nos cuidados intensivos. Contudo, 1.647 pessoas estão curadas.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *