Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Freguesias distribuem equipamentos de proteção individual pela população

Cortiçada e União de Freguesias de Souto e Valverde deram máscaras aos habitantes

O uso da máscara comunitária, só desde o último dia de abril, passou a ser obrigatório em espaços onde exista maior concentração de pessoas. Mas, mesmo antes de ser lançada essa regra pelo governo, no Concelho de Aguiar da Beira, as Juntas de Freguesia da Cortiçada e a União de Souto e Valverde tomaram como medida de combate à propagação da pandemia a distribuição de máscaras sociais e de outros equipamentos de proteção individual pelos seus fregueses.

“Face a este problema global que estamos a viver, entendemos tomar a iniciativa de oferecer a todos os habitantes da freguesia um kit individual de prevenção da Covid-19, composto por um folheto informativo, uma máscara reutilizável e lavável, e um gel desinfetante. Foram distribuídas cerca de 400 máscaras e 250 frascos de gel desinfetante”, referiu o executivo da União de Freguesias de Souto e Valverde.

Os representantes da autarquia local consideram que “além de ser uma ajuda no combate à prevenção do vírus, a iniciativa serve para continuar a incentivar e a sensibilizar toda a população a ficar o mais possível em casa e a manter o distanciamento social”, como já têm vindo a fazer, em parceria com a Rede de Apoio Local (RAL) do município e com o grupo de voluntários do CLDS 4G Aguiar no Coração, “no apoio aos mais idosos e isolados na distribuição de bens de primeira necessidade e medicamentos, assim como aos alunos da freguesia, com a impressão dos trabalhos escolares”.

Iniciativa idêntica e com o mesmo propósito já tinha tido a freguesia vizinha da Cortiçada.

“Conscientes dos efeitos desta calamidade pública, entregámos máscaras cirúrgicas a toda a população – adultos e crianças – para que possam proteger-se quando se deslocarem ou movimentarem em espaços exteriores e serviços públicos ou comerciais, onde estão mais expostos no relacionamento e na interação com os outros”, explicou Carlos Gouveia, presidente da freguesia, que tem ainda colaborado com a RAL para evitar a saída de casa e as deslocações desnecessárias dos grupos risco.

Até à data, estas foram as únicas freguesias do concelho que disponibilizaram equipamentos de proteção individual (EPI) às suas populações. Também, o município tem fornecido EPI’s mas apenas aos colaboradores das instituições sociais, forças de segurança e da RAL.

 

Freguesia da Cortiçada ajuda instituições de saúde e bombeiros

Para além de apoiar a sua população a Junta de Freguesia da Cortiçada está “solidária com todos aqueles que, dia após dia, convivem de perto com este flagelo sanitário”.

Foi nesse sentido que a autarquia local decidiu ajudar a Unidade Local de Saúde da Guarda (ULS – Guarda), a quem foi entregue um donativo de 500 euros, contributo destinado à aquisição de um ventilador, e os Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, com uma participação de igual valor efetivado em material de proteção.

O executivo da Cortiçada doou ainda algumas viseiras de proteção ao Centro de Saúde de Aguiar da Beira.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *