Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Escola sensibiliza para redução de garrafas de água de plástico

Garrafas de plástico são um dos resíduos mais produzidos na sede do Agrupamento Escolar, cerca de 450 por semana

A equipa do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, de Aguiar da Beira, promoveu uma campanha de sensibilização para a redução do “consumo” de garrafas de água plásticas na escola sede. A ação decorreu de 16 a 20 de novembro passado, inserida na iniciativa “Semana Europeia de Prevenção de Resíduos”.

“Identificámos que as garrafas de água plásticas são um dos resíduos mais produzidos na escola, cerca de 450 por semana. Nesse sentido, criámos esta campanha para sugerir aos alunos a reutilização das garrafas e reabastecimento nos recipientes de água filtrada existentes no bar e na cantina”, referiu Maria João Alexandre, coordenadora do projeto.

A afixação de cartazes com mensagens de sensibilização para a reutilização das garrafas, pelo estabelecimento escolar, nomeadamente junto aos pontos de água filtrada, foi uma das ações levadas a cabo pelo grupo.

“A meta estabelecida de redução em 25% não foi alcançada de uma semana para a outra”, adiantou a responsável do projeto, pelo que como incentivo “o Agrupamento e a União de Freguesias de Aguiar da Beira e Coruche ofereceram a todos os alunos da escola sede um copo retráctil, reutilizável, prolongando a iniciativa até ao final do ano letivo”.

Conforme noticiámos, o Agrupamento de Aguiar da Beira recebeu no final do ano letivo transato a distinção “Selo Escola Saudável”, o qual quer continuar a honrar com iniciativas de consciencialização ambiental e outras.

A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos é uma iniciativa que decorre anualmente em novembro por toda a europa e que pretende sensibilizar para a gestão sustentável de recursos e resíduos. O tema deste ano foi “Educação sobre Resíduos e Comunicação”, adotando o slogan “Mude os seus hábitos, reduza o desperdício”, desafiando os participantes a educarem-se a si mesmos e aos outros sobre o desperdício e a colocar esse conhecimento em prática, alterando os seus hábitos diários de consumo a fim de reduzir o desperdício.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *