Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

CSP Dornelas e Agrupamento Escolar assinalam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Instituições promoveram iniciativas para despertar a comunidade para a importância da valorização da diferença

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade comemora-se anualmente a 3 de dezembro. No Concelho de Aguiar da Beira a efeméride não passou indiferente ao Centro Social Paroquial (CSP) de Dornelas e ao Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, que promoveram iniciativas para despertar a comunidade para a importância da valorização da diferença.

Em Dornelas, a instituição social programou três dias de atividades, que envolveram clientes e público da comunidade, entre as quais as crianças do jardim de infância e do ensino básico e 1º ciclo, em que marcaram presença o presidente do Município de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio, a diretora do Agrupamento Escolar, Elisabete Bárbara, e o pároco da freguesia, Jorge Miguel.

A tarde cultural apresentou um espetáculo de dança, com a atuação do Grupo de Teatro e Dança Inclusiva do CSP Dornelas, uma história e uma curta metragem. Já a tarde desportiva promoveu os jogos sem fronteiras. A programação terminou com a ida dos clientes portadores de deficiência ou incapacidade à discoteca.

“Nesta iniciativa procurámos valorizar o esforço individual de cada um, partilhando as suas conquistas nos desafios lançados ao longo do ano. Procurámos, simultaneamente, despertar a comunidade para a importância da valorização da diferença e do enorme potencial de cada um como “ser humano único e irrepetível”, cujas maiores dificuldades não são as que decorrem das diferenças físicas, mas as das barreiras psicológicas à sua aceitação e reconhecimento”, como realçou o presidente da instituição Nuno Santos, no discurso de acolhimento.

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas assinalou a data com Fernando Marques Pereira. O professor e escritor, que tem deficiência visual – é cego -, deu a conhecer a sua história de vida e o seu exemplo de inclusão social, numa sessão para os alunos, no auditório do Centro Cultural de Aguiar da Beira.

O professor do 2º ciclo do ensino básico, das disciplinas de língua portuguesa e história e geografia de Portugal, é conhecido por fazer das suas aulas laboratórios de ensaios pedagógicos para textos, letras de canções e músicas que compõe para os seus alunos.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar, para que se crie um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental. A ONU – Organização das Nações Unidas é a responsável pela criação da comemoração, o que aconteceu em assembleia geral em 14 e outubro de 1992.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *