Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Feriado municipal comemorado com distinções

Câmara de Aguiar da Beira reconheceu colaboradores municipais, além da atribuição dos já habituais prémios de mérito escolar e de acesso ao ensino superior, nos 125 anos da restauração do concelho.

A celebrar o 125º aniversário da Restauração do Concelho de Aguiar da Beira ao Município de Trancoso, o feriado muni­cipal, comemorado no passado dia 10 de fevereiro, contou com o habitual hastear da bandei­ra ao som do Hino Nacional, cantado pelos alunos das Ati­vidades de Enriquecimento Curricular do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca.

“Nunca é demais relembrar a importância e o valor des­ta data, que assinala a inde­pendência de um território e o querer de um povo. Foi nos ideais destes acontecimentos que pudemos alicerçar a nossa identidade”, palavras do pre­sidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, Virgílio Cunha.

“É nosso dever, como autar­quia e como responsáveis po­líticos, conservar este patri­mónio histórico e recordá-lo para sempre, não só através de públicas celebrações, como as de hoje, mas sempre que tivermos oportunidade, pois todos os dias são próprios para celebrarmos a nossa terra e as nossas gentes”, afirmou, com orgulho.

A homenagem aos funcionários do município no ativo, com 25 ou mais anos de serviço, foi o principal destaque desta ce­rimónia pública de comemo­rações, onde foi enaltecido o trabalho prestado pelos cola­boradores, que receberam uma lembrança como forma de re­conhecimento.

“Neste dia de feriado munici­pal, se por um lado recuamos no tempo para homenagear os que, por feitos valorosos, se notabilizaram na conquista e defesa da nossa soberania, é de todo justo, que possamos tam­bém fazer uma incursão aos dias de hoje para prestar tri­buto a todas as mulheres e ho­mens que dia a dia, com a sua força de trabalho, dedicação e empenho constituem o ativo que mantém e suporta esta vi­vência intergeracional”, decla­rou o edil camarário.

Recordou, à semelhança do que sucedeu aquando da tomada de posse que “qualquer execu­tivo só seria bem sucedido na sua ação, se tivesse a ajuda dos funcionários da autarquia”, prestigiando, desta forma, to­dos os que prestam o seu con­tributo no desempenho da sua profissão. “Sabemos que ainda há funcionários e até, alguns já falecidos, que não tiveram este momento dedicado a eles, mas não serão esquecidos, segura­mente”, frisou.

Ainda de manhã, após o haste­ar da bandeira, foi realizada a reunião de assembleia munici­pal (AM), onde foram debatidos os principais temas atuais de resolução do município, com a presença do executivo camará­rio, das várias entidades parti­cipativas, deputados e vereado­res que a compõem.

A sessão solene, da parte da tar­de, iniciou com o discurso do presidente da autarquia, segui­da da homenagem aos colabo­radores municipais, anterior­mente referida.

Ficou também marcada pela atribuição dos já habituais prémios de mérito escolar e de acesso ao ensino supe­rior, respeitante ao ano letivo 2021/2022, de forma a distin­guir os alunos do agrupamento de escolas aguiarense.

“Nesta linha de reconheci­mento, um dos nossos focos de atenção, tem estado direciona­do para os mais novos, fazendo com que Aguiar da Beira lhes possa permitir acesso ao des­porto, a boas condições escola­res, à cultura e à informação, por forma a que a nossa inte­rioridade, não os condicione, e pelo contrário, lhes permita ter acesso às mesmas oportu­nidades que os demais jovens”, adiantou.

A valorização do mérito escolar premiou os melhores alunos do 2º e 3º ciclo, bem como os do secundário, que receberam um cheque no valor de 250 eu­ros cada. Quanto aos estudan­tes que ingressaram no ensino superior foi-lhes entregue um prémio monetário no valor de 600 euros.

Considerando que todo este su­cesso se deve a “uma conjugação de esforços” entre a comunida­de escolar e as famílias, Virgílio Cunha garante que a educação continuará a ser “uma forte aposta do município”, revelan­do, ainda, os projetos em curso para esta área, nomeadamente a requalificação da estrutura de ensino.

“Neste sentido em que os desa­fios são muitos, temos melho­rado as condições de utilização das escolas e prevemos uma intervenção de grande vulto na sede do agrupamento”, disse.

Estas iniciativas foram interca­ladas por momentos musicais, a cargo dos alunos do ensino articulado especializado do agrupamento de escolas e do Conservatório Regional de Mú­sica de Ferreirim.

A cerimónia oficial das come­morações encerrou com o dis­curso do presidente da AM, José Tavares, nos Paços do Concelho, tendo contado com a presença de autarcas, homenageados, premiados e diversas institui­ções, organizações e entidades civis locais.

Nestes 125 anos da restauração do concelho, fazer referência para o facto de que, durante vá­rios anos, o feriado municipal foi assinalado a 24 de junho. No entanto, por se considerar cor­responder àquele que repre­senta a recuperação concelhia, passou a ser comemorado a 10 de fevereiro.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *