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Orientação e gastronomia na montra da BTL

Município de Aguiar da Beira promoveu degustação de produtos locais e reforçou aposta na modalidade desportiva, naquele que é o maior certame nacional de turismo.

O Município de Aguiar da Beira marcou presença em mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorreu entre os dias 1 e 5 de março.

À semelhança do ano anterior, a autarquia promoveu o território através da degustação de alguns produtos endógenos e, particularmente, da divulgação das atividades em torno do desporto de orientação, com destaque para o Campeonato Mundial de Juniores de Orientação (JWOC 2022), que se realizou pela primeira vez no concelho e em Portugal, em julho e novembro do ano passado.

Integrado no stand da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), onde estiveram representados pela segunda vez consecutiva todos os 14 municípios, o concelho aguiarense teve principal destaque no segundo dia do certame.

No palco principal do espaço Viseu Dão Lafões, o presidente da autarquia, Virgílio Cunha, referiu-se à modalidade de orientação como um “produto novo, inovador e diferenciador”, lamentando que “não tenha ainda o palco que merece” no lote dos desportos de natureza. “Ainda há muita gente que não conhece este desporto”, disse.

O autarca assinalou, no entanto, que foi no concelho de Aguiar da Beira que decorreu o JWOC 2022, “distinguido recentemente com o prémio Personalidade do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal e que recebeu 37 seleções do mundo, desde os EUA, Austrália, África do Sul, Japão, entre outras, contando com 406 atletas, acompanhados de selecionadores e comitiva. Isto equivale a dizer que tivemos em Aguiar da Beira, para cima de mil pessoas, todos os dias”, revelou, sublinhando que esta atividade reforça o território e beneficia também os municípios vizinhos, visto que o seu concelho “não tem capacidade hoteleira nem restauração para acolher toda a gente”.

A estratégia de desenvolvimento turístico em torno da orientação – projeto municipal intitulado de “Aguiar da Beira Oriented For Life” – e o impacto do JWOC no território foi completada por Rafael Miguel, atleta de orientação e responsável técnico pela dinamização da modalidade no concelho.

Virgílio Cunha elogiou também a participação coletiva dos 14 concelhos que integram a CIMVDL referindo que irem juntos à BTL “significa que todos estão a remar para o mesmo lado”.

O momento de promoção ao concelho foi encerrado com uma degustação de sabores aguiarenses, com base em enchidos, queijo Serra da Estrela, maçã e mel.

Destaque ainda para a presença nesse dia de uma comitiva, que partiu de Aguiar da Beira, composta por deputados da assembleia municipal e representantes das juntas de freguesia.

Durante os restantes dias do evento de maior referência no país para a indústria do turismo nacional e internacional, Aguiar da Beira foi publicitada no pavilhão da CIMVDL através de registos videográficos e de material promocional diverso.

Passaram pela BTL, no Parque das Nações, mais de 45 mil visitantes. Os quatro pavilhões encheram-se com 1.400 expositores que foram a casa de 60 destinos internacionais, entidades regionais de turismo, câmaras municipais, bem como empresas de toda a esfera do turismo como agências de viagens, operadores turísticos ou alojamentos.

CIMVDL MOSTRA QUE “É MAIS DO QUE A SOMA DOS SEUS MUNICÍPIOS”
“Com esta participação, a região de Viseu Dão Lafões mostrou que é mais do que a soma dos seus municípios. É uma verdadeira rede em que os concelhos se complementam uns aos outros e assumem uma identidade comum”, sublinhou, em jeito de balanço, Fernando Ruas, Presidente da CIMVDL.

A apresentação da região como um todo, integrando as mais-valias de cada um dos 14 municípios, “comprovou ser uma decisão acertada e que suscitou uma grande adesão de visitantes”, refere em comunicado a entidade.

Num espaço com mais de 200 metros quadrados e que teve como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIMVDL, o stand teve mais de 40 horas de programação, com a comunidade intermunicipal e os municípios que a compõem a apresentarem os produtos turísticos que fazem desta região um destino “único e, ao mesmo tempo, diversificado”.

A gastronomia, o vinho, o enoturismo, a natureza e o património histórico foram os focos principais da estratégia de promoção, tendo a área de restauração, a recriação da Ecopista do Dão (que atravessava todo o espaço), o baloiço (na parte superior) e o quiosque interativo com questões sobre a região a serem as zonas do stand preferidas dos visitantes.

Além do presidente da República, passaram por lá desde ministros a secretários de Estado, mas também figuras públicas – como a cantora Carolina Deslandes, a atriz Liliana Santos (que cozinhou com o chef Diogo Rocha) ou a modelo Diana Pereira – e muitos visitantes anónimos. De notar que a TVI fez um direto do stand num noticiário da hora de almoço.

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