Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

JWOC gera impacto de mais de 800 mil euros na economia local

Valor foi avançado pelo Município de Aguiar da Beira, que vai continuar a investir na modalidade de orientação como estratégia de desenvolvimento do concelho.

O impacto estimado na re­gião referente à organização do Campeonato Mundial de Juniores de Orientação (JWOC 2022), que se reali­zou, no ano passado, pela primeira vez em Aguiar da Beira e em Portugal, é de sensivelmente 820 mil eu­ros. A revelação foi feita, a 2 deste mês, pelo Município de Aguiar da Beira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

No palco principal do es­paço de promoção da Co­munidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL), do maior evento nacional de promoção turística, Rafael Miguel, responsável técni­co contratado pela autar­quia para dinamização da modalidade no concelho, explicou que a estimativa foi feita apenas de acordo com o gasto médio em alo­jamento e alimentação dos praticantes – 3.136 – da mo­dalidade que participaram nos campos de treino (entre setembro de 2021 e outubro de 2022) e no JWOC, nas provas urbanas (em julho de 2022) e de floresta (em novembro de 2022), reali­zados em Aguiar da Beira, não tendo sido contabiliza­das despesas com viagens e outras.

Segundo as contas feitas pelo técnico, 1.486 atletas, que estiveram no concelho para participar nos campos de treino para o JWOC, tive­ram uma estadia média de seis noites e gastaram cerca de 270.732 euros (162 euros cada) em alojamento. E, su­pondo que cada visitante gastou diariamente 15 euros em outras despesas, como alimentação, geraram uma receita de 133.740 euros no comércio local. Um total de 374.472 euros.

O mesmo cálculo foi aplica­do para as estadias no âm­bito das provas urbanas e de floresta do JWOC. A pri­meira, em julho, gerou uma receita total de 297.850 mil euros, considerando que foram registadas 740 pesso­as com uma estadia média de 8,1 noites, gerando um total de 207.940 euros em alojamento e alimentação (281 euros cada) e 89.910 euros em gastos diários. A segunda, em novembro úl­timo, teve um impacto de 148.500 euros, decorrente da estadia média 4,2 noites de 550 participantes, que expenderam 113.850 em alojamento e alimentação (207 euros cada) e 34.650 euros em outras despesas.

Rafael Miguel apresen­tou ainda Aguiar da Beira como “um dos melhores locais do mundo para pra­ticar orientação”, referindo que o concelho é “cada vez mais reconhecido a nível mundial no seio desta mo­dalidade. Começa a ser raro encontrar um atleta de elite que nunca tenha vindo ao município”, disse.

O responsável, que também é atleta de orientação, subli­nhou que a estratégia de de­senvolvimento turístico em torno da orientação – proje­to municipal intitulado de “Aguiar da Beira Oriented For Life” – tem sido “mo­tor de crescimento de toda a região” e que é intenção da autarquia prosseguir a aposta nesta modalidade.

“A estratégia passa por con­tinuar a linha de ação na promoção dos percursos permanentes de orientação turística e o aumento do seu número, na organização de campos de treino e de pro­vas de elevada qualidade e pontuáveis para a Taça de Portugal e Ranking Mun­dial, na implementação da modalidade a nível local, com a dinamização do Clu­be Oriented Aguiar (criado no início deste ano) e no planeamento da próxima prova maior da Federação Internacional de Orienta­ção”, declarou.

O Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação, que se realizou no Concelho de Aguiar da Beira entre 10 e 16 de julho (1ª fase – etapa urbana) e 4 e 6 de novem­bro (2ª fase – etapa flores­ta), foi uma coorganização entre a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, o Ori­-Estarreja, a Federação Por­tuguesa de Orientação e a Federação Internacional de Orientação.

AGUIAR EASTER CAMP E ROGAINE PRÓXIMOS EVENTOS NO CONCELHO
Nos próximos dois meses, o Município de Aguiar da Beira vai receber mais dois eventos de orientação. Entre 7 e 9 de abril, realiza-se o Aguiar Easter Camp (AEC), anteriormente definido como “ABOM – Aguiar da Beira ‘O’ Meeting”. A 6 de maio, a primeira edição do Oriented Aguiar Rogaine Challenge (OARC).

O AEC, evento de orientação pedestre, ao invés do habitual, terá carácter mais local e não será pontuável para a Taça de Portugal nem para o Ranking Mundial.

“Neste pequeno evento prometemos percursos fantásticos em mapas de elevada qualidade. Estarão disponíveis percursos de iniciação, dedicados a pessoas sem experiência na modalidade. Queremos promover a participação de munícipes neste evento”, avança a organização.

O OARC, prova de Ori-Trail Rogaine, é uma vertente da orientação praticada em equipas de dois a cinco elementos, onde as equipas têm um mapa de uma grande área com dezenas de postos de controlo. O objetivo é visitar o maior número de pontos possível no tempo permitido (4 horas na vertente pedestre e 3 horas na vertente Ori-BTT).

“Uma vez que, em simultâneo, existem equipas de orientação pedestre e equipas de Ori-BTT, este evento também tem por finalidade a introdução da orientação em BTT no município”.

“Tal como nas restantes provas, estão disponíveis escalões para principiantes, onde a janela temporal de prova é de apenas 2 horas na vertente pedestre e 1h30 na vertente Ori-BTT. Além disso, a dificuldade dos postos de controlo destes escalões é mais reduzida, permitindo a participação de toda a comunidade. Queremos promover a participação de munícipes neste evento”, admite.

A prova vai contar para a Taça de Portugal de Ori-Trail Rogaine da Federação Portuguesa de Orientação.

Os dois eventos serão organizados pelo Clube Oriented Aguiar, em parceria com a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, a O.Porugal.pt e o Ori-Estarreja.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *