Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

História do jornal Caruspinus em livro

Obra conta quatro décadas de existência do periódico de Carapito

O ano do 40º aniversário do jornal Caruspinus encerrou com a apresentação de um livro que reúne os aspetos mais importantes das quatro décadas da sua existência. A obra “Caruspinus 1979-2019 — 40 Anos de História” foi apresentada, no passado 29 de dezembro, na Junta de Freguesia de Carapito, e conta como surgiu e tem atuado a publicação bimestral do Clube Cultural e Recreativo de Carapito (CCRC).

A compilação reúne ao longo de 112 páginas, divididas por 11 capítulos, “a história; o nome Caruspinus; os logótipos; as capas; os assinantes e os leitores; os colaboradores e os voluntários; o Caruspinus e o Clube; os livros Caruspinus; o espólio e uma secção de testemunhos”, referiu Álvaro Almeida, diretor do periódico.

O trabalho editado em livro foi elaborado pelos carapitenses Álvaro Almeida, Caseiro Marques (fundador), Tó-Zé Paixão (ex-diretor), Francisco Paixão da Cruz (ex-diretor), José Gabriel Pires (ex-diretor e atual diretor adjunto) e Cidália Batista (subdiretora).

Na sessão de apresentação, que contou apenas com quatro dos autores (Álvaro Almeida, Caseiro Marques, Tó-Zé Paixão e José Gabriel Pires), estiveram presentes o presidente da freguesia, Filipe Pinto, o edil do Município de Aguiar da Beira, Joaquim Bonifácio, e dezenas de carapitenses, tendo, muitos deles, a oportunidade de partilhar também a sua experiência pessoal com o jornal.

O livro “Caruspinus 1979-2019 — 40 Anos de História” é uma edição limitada de 150 exemplares e pode ser adquirido junto da Direção do Caruspinus ou, ainda, encomendado através do email caruspinus@gmail.com, sendo enviado pelo correio.

O jornal Caruspinus é uma secção do CCRC criada em 1979, saindo o primeiro número em 15 de abril desse ano, com o objetivo de divulgar notícias entre a população residente, mas também e/imigrante, em Carapito. A publicação local conta atualmente 247 edições.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *