Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

“À volta da mesa”

Maria José Araújo |

“Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa”

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa celebra-se este ano a 8 e 9 de junho em Viseu. Este evento tem vindo a ter uma ampla divulgação, que se iniciou com a presença do stand de Viseu na FITUR em Madrid a que já me referi numa crónica anterior.

O turismo é uma das maiores indústrias mundiais, tendo impactos muito significativos nas economias dos países, pois gera receitas e promove a criação de emprego. Naturalmente que as grandes cidades são os destinos turísticos mais procurados, mas cada vez mais turistas procuram também regiões menos conhecidas para, de uma maneira mais “autêntica”, conhecerem mais de perto o país que visitam e as gentes que o habitam. E da identidade de cada região faz parte a sua gastronomia, que os turistas valorizam cada vez mais, cansados dessa alimentação global que é igual na China, nos Estados Unidos em qualquer país da Europa.

A região da Beira Alta, rica e diversificada, é ainda uma região pouco conhecida e desenvolvida do ponto de vista turístico. Trata-se, pois, de uma excelente ocasião para, através da gastronomia, dar a conhecer toda essa riqueza e diversidade. Está de parabéns o Turismo do Centro pelo investimento que tem feito na divulgação e promoção turísticas de Portugal e da região Centro, patente no slogan “Descubra um País dentro do País”.

Voltando à gastronomia, a receita de hoje homenageia a região da Beira Alta através de um dos seus enchidos mais característicos – a farinheira. A sua autoria é do Chef Vítor Sobral, que quando os fenómenos dos Chefs ainda não estava na moda, modernizou a cozinha portuguesa, mas mantendo-lhe a simplicidade e valorizando assim ainda mais os seus produtos. Aqui fica a proposta para uma “Petiscada”, com muito orgulho nas minhas raízes beirãs.

 

Farinheira com Favas
Ingredientes:

2 farinheiras cortadas em rodelas; 400 gr de favas peladas; 150 gr de tomate pelado em cubos; 100 gr de pimentos assados em cubos; 2 dl de azeite; 0,5 dl de vinagre branco; cebola, coentros picados, flor de sal e pimenta q.b.

Preparação:

Core a farinheira com um fio de azeite e leve a terminar em forno quente. Salteie as favas com um fio de azeite, tempere com flor de sal e pimenta e reserve.
Envolva a cebola, o tomate, os pimentos e os coentros com o restante azeite e vinagre e deixe repousar 30 minutos. Coloque numa travessa funda as favas e a farinheira e tempere com o preparado.

 

Maria José Araújo

mariajoaraujo@gmail.com

Doutoranda em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *