Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

“Junt@s pela Igualdade”

CLDS 4G Aguiar no Coração promoveu várias ações com vista à promoção dos valores da igualdade, inclusão e participação

“Junt@s pela Igualdade” foi o mote lançado pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração (CLDS 4G) Aguiar no Coração, no passado dia 27 de outubro, para promover e sensibilizar a população do Município de Aguiar da Beira para a igualdade, inclusão e participação.

As questões de igualdade de género, sexual, racial, oportunidade, judicial, religiosa, política, direitos e idade estiveram em destaque nas diversas ações dinamizadas com os diferentes públicos da comunidade.

O dia temático começou com a inauguração da exposição “Junt@s pela Igualdade”, na biblioteca municipal, e que reuniu algumas pessoas de entidades sociais, escolares e da comunidade. A estrutura, que simboliza a igualdade de género e de oportunidades, encontra-se agora exposta aos alunos e ao pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira na escola sede.

A ação foi seguida de um fórum com os parceiros da ação social para a construção de um “Guia Sénior para a Igualdade”.

Durante a tarde, o programa de desenvolvimento social do Concelho de Aguiar da Beira, que é coordenado pelo Centro Social Paroquial de Dornelas, dinamizou uma moldura humana, intitulada de “Unid@s pela Igualdade”. Alunos, professores e pessoal não docente do agrupamento escolar, GNR e outras pessoas da comunidade formaram a imagem da igualdade criada pelo CLDS 4G Aguiar no Coração, registada numa fotografia aérea.

O dia comemorativo terminou com uma caminhada pela igualdade, realizada no percurso urbano de orientação turística da vila.

“Junt@s pela Igualdade” foi, de acordo com a equipa técnica do CLDS 4G Aguiar no Coração, “uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para o valor da igualdade como catalisador para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, tendo em conta os desafios sociais cada vez mais exigentes e complexos com os quais nos deparamos permanentemente. Todas as pessoas têm a oportunidade de colocar em prática este valor no nosso quotidiano e nos mais diversos contextos: família, escola/emprego, desporto e na comunidade em geral”, concluiu.

No país existe, desde 2010, a celebração de o Dia Municipal para a Igualdade, que é assinalado a 24 de outubro por centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública. Esta celebração coloca a tónica na igualdade como fator de desenvolvimento, promovendo iniciativas locais que dão visibilidade a questões como os direitos das mulheres, a violência doméstica, a igualdade salarial, o combate à pobreza, o acolhimento de migrantes, a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, a igualdade de oportunidades, entre outras.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *