Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

ORIENTAÇÃO. Organização do JWOC 2022 recebe prémio personalidade do ano

Distinção foi atribuída na Gala do Desporto promovida pela Confederação do Desporto de Portugal.

A “Organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores 2022 – JWOC 2022” foi uma das homenageadas com o prémio “Personalidade do Ano” na 26ª edição da Gala do Desporto, realizada, a 1 deste mês, no Casino do Estoril.

Bruno Nazário, em representação da organização do JWOC 2022, recebeu o prémio de mérito desportivo “Personalidade do Ano”, sob proposta da Federação Portuguesa de Orientação.

“Este prémio é de toda a equipa de mais de 200 pessoas que trabalharam para a organização do JWOC 2022 Portugal no Município Aguiar da Beira. E, só pelo simples facto de encerrar esta expressão coletiva, sabe ainda melhor”, referiu Bruno, agradecendo a todos os que contribuíram para este sucesso.

“Claro que não poderíamos deixar de fora o mais importante “stakeholder” em todo este processo: o Município Aguiar da Beira. Desde o primeiro evento de orientação em 2014 ao Campeonato do Mundo de Juniores em 2022, em apenas oito anos, conseguiu posicionar o território como o principal local para a prática da modalidade, visitado anualmente por milhares de atletas de todo o mundo. Um trabalho fantástico”, afirmou.

O prémio Personalidade do Ano é atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) por indicação das federações desportivas para reconhecer o excecional desempenho de agentes desportivos ou o apoio relevante de personalidades, instituições e patrocinadores.

“Foi com muito orgulho que a direção da Federação Portuguesa de Orientação preparou e apresentou a candidatura da ‘Organização do Campeonato do Mundo de Orientação de Juniores 2022 – JWOC 2022’, tendo a mesma sido meritoriamente homenageada com o prémio Personalidade do Ano”, disse o organismo em comunicado.

“O JWOC 2022, reconhecido como o melhor Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação da história, quer pelos técnicos presentes e atletas participantes, quer pelas mais destacadas individualidades atuais da modalidade a nível mundial e que também foi apelidado de ‘o JWOC que não acaba’ [pelo faco de se ter realizado em duas partes, devido às adversidades climatéricas], primou pela excelência de terrenos, percursos, competição, arenas, transmissão em direto e envolvimento dos atletas, que muito honrou a dinâmica da organização”, sublinhou.

Nas palavras da própria Federação Internacional de Orientação ficou o agradecimento sincero e a felicitação à equipa organizadora portuguesa, nomeadamente ao Ori-Estarreja e à Câmara Municipal de Aguiar da Beira, que, “no seu perfil de perseverança face à pandemia e às condicionantes de risco de incêndio, conseguiu apresentar um enquadramento competitivo de primeira classe”.

O Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação, que se realizou no Concelho de Aguiar da Beira entre 10 e 16 de julho (1ª fase – etapa urbana) e 4 e 6 de novembro (2ª fase – etapa floresta), foi uma coorganização entre a Câmara Municipal de Aguiar da Beira, o Ori-Estarreja, a Federação Portuguesa de Orientação e a Federação Internacional de Orientação.

A Gala do Desporto, promovida pela CDP, é a grande festa anual do desporto nacional e de todas as federações desportivas. O evento contou com a presença de diversos atletas, treinadores e federações, ficando marcado pela entrega de diversos prémios, nomeadamente com os de “Personalidade do Ano”, “Desportista do Ano” e o prémio “Alto Prestígio CDP’, entregue a Cristiano Ronaldo, capitão da Seleção Nacional de Futebol e um dos melhores jogadores de sempre da modalidade, e à Federação Portuguesa de Esgrima, pelo seu centésimo aniversário.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *