Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Covid-19: Aguiar da Beira sem casos positivos de coronavírus

Autoridades de saúde não confirmam nenhuma pessoa de Aguiar da Beira infetada com Covid-19, contrariando informação que tem corrido ao longo do dia em alguma imprensa e provocado alarme social na população

Desde o final da noite de ontem, 24 de março, que tem corrido a informação de um novo caso positivo de coronavírus associado ao Município Aguiar da Beira. A notícia foi lançada no Facebook do jornal O Interior e veiculada, esta quarta feira, pelo jornal local Caruspinus, referindo que “na segunda-feira (23 de março) deu entrada no Hospital da Guarda um residente do Concelho de Aguiar da Beira que será o quarto infetado do distrito. Este foi o segundo cidadão daquele concelho a dar positivo, depois de, na semana passada, ter ficado internada uma mulher com coronavírus”.

Segundo os contactos, durante o dia de hoje, efetuados pelo +Aguiar da Beira junto das autoridades de saúde do concelhias e distritais, não há nenhum caso positivo confirmado de Covid-19 no Concelho de Aguiar da Beira, além daquele, na semana passada, da mulher emigrante natural do concelho, que foi confirmado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e registado no Município de Sernancelhe, visto que a vítima tem residência naquele município.

Tanto a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Aguiar da Beira como a autarquia não foram informadas pela DGS de que haja alguma pessoa infetada e internada no Hospital da Guarda. E, de acordo com o município, sempre que haja algum caso positivo no concelho, a DGS notifica, em primeiro lugar, a câmara municipal.

O nosso jornal tentou, ainda, esclarecer o assunto com a Autoridade de Saúde da Guarda, que se recusou a confirmar a situação. E, o relatório diário, respeitante ao dia de hoje, feito pela DGS também não regista nenhum caso positivo em Aguiar da Beira (ver imagens abaixo).

Contudo, não está colocada em causa a veracidade do caso positivo de coronavírus noticiado pelos dois órgãos de comunicação social, podendo eventualmente ser de um cidadão natural do concelho, mas não residente, como aconteceu com o caso decorrido na semana anterior, ou estar nos casos em análise. Situações que não conseguimos confirmar.

Independentemente de ser verdade ou não, a notícia espalhou-se pelas redes sociais e causou alarmismo na população aguiarense.

O Gabinete Municipal de Proteção Civil alerta para que haja “algum cuidado na divulgação deste tipo de informação”, repudiando “a difusão de notícias sem confirmação oficial pelas autoridades competentes”, que produzem um efeito de “alarme social desnecessário, que é de evitar”.

Situação em Portugal

Portugal regista 2.995 infetados, 43 mortos e 22 recuperados da infeção causada pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da DGS desta quarta feira (25 de março), que inclui os dados recolhidos até às 24 horas do dia anterior.

Em 24 horas, o número de mortos com a Covid-19 aumentou de 33 para 43 e foram confirmados mais 630 casos – um aumento 27% face ao dia de ontem – e registadas mais 10 mortes.

Segundo o relatório diário, há 12 mortos na região de Lisboa e Vale do Tejo, 10 no centro, 20 no Norte e um no Algarve. Os Açores, Madeira e Alentejo continuam sem vítimas mortais a lamentar.

Tendo em conta o número de infetados e de vítimas mortais, a taxa de letalidade está em 1,4%, a mesma de ontem.

Entre as 43 vítimas mortais, 25 têm mais de 80 anos, sete entre 70 e 79, sete entre 60 e 69, quatro entre 50 e 59. 13 são mulheres e 30 homens.

O número de casos suspeitos aumentou para 21.155 (ontem estava em 15.474) e 1.591 pessoas aguardam resultados de testes laboratoriais. Existem apenas 22 casos recuperados, os mesmos de ontem. Já o número de pessoas em vigilância pelas autoridades é agora de 13.624 (11.842 ontem).

O país entrará à meia noite na terceira fase da pandemia, a de mitigação, que já prevê o contágio comunitário.

 

Proteja-se a si e aos outros!

Siga os conselhos da Direção-Geral da Saúde. Seja um agente de saúde pública!

#FiqueEmCasa

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *