Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Padre Fonseca inspira comunidade escolar

Agrupamento de Escolas celebrou Dia do Patrono com sarau cultural, reconhecendo mérito dos alunos e do benemérito aguiarense

O Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira celebrou a escola e o legado do benemérito Padre José Augusto da Fonseca – que dá nome ao agrupamento escolar e à sua escola sede -, com um sarau cultural com música, dança e poesia. O Dia do Patrono, que se realizou no passado dia 27 de janeiro, no Centro Cultural de Aguiar da Beira, distinguiu também o mérito dos alunos.

Os alunos foram mesmo os maiores protagonistas da noite. Em modo poético, Simão, aluno do 2º ciclo, acompanhou a diretora Elisabete Bárbara, na condução da apresentação da cerimónia.

Os dois deram o mote para uma noite cultural e inclusiva, com declamação de poemas e interpretação teatral, intercaladas com atuações musicais e de dança, protagonizadas pelos estudantes dos vários ciclos, professores e funcionários.

A gala reconheceu também o mérito dos alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo 2021-22, com a entrega dos diplomas de mérito, e testou ainda o conhecimento dos presentes sobre a vida e obra do “inspirador” Pe. Fonseca.

Cerca de 50 pessoas participaram, através do “smartphone”, no quizz “Quem sabe mais sobre o Patrono?”. Um jogo ao estilo de concurso com perguntas de escolha múltipla sobre feitos do Pe. Fonseca, realizado e dinamizado pelo parceiro CLDS 4G Aguiar no Coração.

A noite festiva terminou com o Hino do Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca, cantado a uma só voz pelas cerca de 150 pessoas presentes na cerimónia.

O Dia do Patrono assinala-se desde o ano 2013, por norma, por volta do dia 22 de janeiro, data de aniversário do falecimento do Padre Fonseca, relembrando o homem e a sua obra, o pioneiro de grandes feitos no concelho, um defensor dos valores humanos e um acérrimo crítico das injustiças terrenas, que este ano completa 30 anos da sua morte.

“EXEMPLO MAIOR DE DETERMINAÇÃO, TRABALHO E DEDICAÇÃO”
A diretora do Agrupamento de Escolas, Elisabete Bárbara, deixa mensagem evocando Pe. Fonseca.

“Natural de Carapito, o Padre José Augusto da Fonseca nasceu no ano de 1918. Dedicou a sua vida aos outros, preocupado com as suas condições de vida e com o progresso do seu concelho. Pela sua importância no desenvolvimento da terra e no bem-estar da população, é uma figura incontornável na História de Aguiar da Beira, exemplo maior de determinação, trabalho e dedicação, exemplo maior de descontentamento, de acordo com o pensamento de Fernando Pessoa quando nos diz «Ser descontente é ser homem». É o descontentamento que nos leva a querer mais, a sonhar mais e a fazer por concretizar esses sonhos. É o descontentamento que impede o comodismo e a estagnação, que nos impele e encoraja a tentar, a insistir, a não desistir”, sublinha a professora.

Por isso, continuou Elisabete Bárbara, “se vemos na figura do Senhor Padre o exemplo de um benemérito, vemos também na sua vida – na forma como viveu a sua vida – uma profunda inspiração. Não nos deixou só a obra, mas a certeza de que os sonhos – chamemos-lhes ruas, casas ou escolas – são a força que nos move e «que seguram o mundo na sua órbita», como afirma Saramago. Não nos deixou só uma herança, mas o futuro, pois o futuro é feito do que sonhamos hoje”.

“Sem sonhos, sem objetivos, não há uma vida com propósito. Podemos estar vivos e ter até boa saúde, mas apodrecemos por dentro. Vamos definhando se o nosso coração não tiver uma razão por que bater. Por isso, também por isso, a Escola é tão importante. Preserva a memória, prepara o futuro, ajuda os alunos a construírem as suas próprias asas. Ninguém voa com asas alheias. Ninguém pode voar por ninguém. A cada um, cabe o seu caminho. À Escola, cabe preparar o caminho de todos”, afirmou a diretora.

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *