Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Trail do Míscaro atrai 600 participantes

Atletas desfrutaram da natureza, património e tradições rurais do concelho e ainda saborearam os famosos míscaros “amarelos”

A sexta edição do Trail do Míscaro em Aguiar da Beira recebeu, na passada manhã de 24 de novembro, 600 participantes. As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) reuniram 350 atletas, enquanto que a caminhada juntou 250 pessoas.

Apesar do frio e nevoeiro que se fez sentir, os atletas, de norte a sul do país, desfrutaram dos belos trilhos e paisagens, correndo e/ou caminhando por ambientes naturais em pinhais, barragens, pomares, soutos ou prados. E, claro, saborearam algumas das iguarias gastronómicas locais típicas da época, como o “míscaro amarelo”, a castanha, ou jeropiga. Um evento que superou as expectativas da organização e deixou, globalmente, os participantes satisfeitos.

“Parabéns a todos os que contribuíram para que pessoas como eu, amantes dos trilhos, pudessem usufruir duma manhã simplesmente top, em todos os aspetos, como trajeto sinalização, assistência e toda a logística”, comentou Pedro Reduto, na página oficial de Facebook da prova.

Opinião idêntica tem Teresa Andrade, que considerou a iniciativa “espetacular”. “O percurso foi espetacular, muita vegetação, paisagens fantásticas, sítios tão perto de mim que desconhecia, gostei mesmo! O almoço também estava ótimo, assim como o reforço pela caminhada”, disse.

“Quisemos proporcionar uma experiência fantástica a todos os participantes”, começou por dizer Pedro Gonçalves, explicando que a prova concentrou as vertentes desportiva, recreativa e solidária e se inseriu numa iniciativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’.

“Durante os percursos da prova, os participantes tiveram a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realizou nesse fim de semana.

“O Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao nosso concelho, dignificando e valorizando esta região e o interior do país”, concluiu o membro da organização.

A iniciativa, que bateu o recorde de participação, com mais 200 pessoas que na edição anterior, teve ainda a particularidade de contribuir para a florestação do concelho. Por cada participante a organização vai oferecer uma árvore para ser plantada em terrenos desertificados no território. No total, o Trail do Míscaro já contribuiu para a plantação de mais de 500 árvores no concelho.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo foi uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal.

 

Agradecimentos:

Crédito Agrícola Aguiar da Beira, Auchan Aguiar da Beira, MSF, IC Pneus, Viagens Victor Correia, SP/URB, Elitecom Telecomunicações, Pub & Design, Partilhar Amizade, Bistro Longchamps, Briefing Publicidade, LactiPedros, Joalfe – Albano Ferreira, MBaltazar, Auto-Ramiro, Beira Areal, Pomar da Presa, Panifex, Quinta dos Vilhenas, JPinto, Farmácia Portugal, Orto3G, Supermercados VIVA, Agro-Portugal, Humildasus Casa de Repouso, Casa da Mina Turismo, AguiarBike Sports Club, Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, BV, GNR, União de Freguesias Aguiar da Beira e Coruche, União de Freguesias Souto e Valverde, Junta de Freguesia de Pinheiro, Município de Aguiar da Beira e todos os voluntários

Partilhar com...
Share on Facebook
Facebook
Email this to someone
email
Print this page
Print

0 Comments

There are no comments yet

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *